Olhar a saúde e não a doença. Direcionar o foco do atendimento para a família. Levar medicina especializada para comunidades indígenas geograficamente isoladas. Essa é a missão que alguns médicos traçaram como trajetória pessoal, quebrando o paradigma de que é preciso separar a vida profissional de quem realmente são.
Nesse especial de mini documentários produzidos pela Unimed, você conhecerá histórias como a de Ricardo Affonso Ferreira, cirurgião ortopedista e médico cooperado da Unimed Campinas, que depois de subir o Pico da Neblina, no Amazonas, visitar uma tribo Yanomami, fundou em 2004, junto com outros parceiros cirurgiões, a ONG Expedicionários da Saúde.
Já imaginou entrar na floresta levando 100 kg de equipamentos, mais a mala com itens de higiene pessoal, roupas e alimentos? Foi isso que Ricardo e seus colegas cirurgiões fizeram na primeira expedição como voluntários.
As dificuldades que a natureza impõe aos forasteiros não se comparam ao desafio que é erguer a estrutura de um hospital de campanha em áreas isoladas geograficamente do Brasil. Mas ele conseguiu: até hoje já foram realizadas 45 expedições, onde 62.881 pessoas foram atendidas e 8.763 submetidas a cirurgias.