Conversamos com o "Dr. Biossegurança", Jorge Luiz S. Araújo Filho, biólogo, mestre em patologia e doutor em biotecnologia, sobre os principais cuidados durante a faxina para manter a casa livre dos microrganismos.
Para começar, faça um raio-X dos cômodos
Antes de tudo, o especialista sugere pensar no processo de limpeza como um todo. "Comece pelos locais mais altos e depois vá para os mais baixos, deixando por último o chão", explica o Dr. Biossegurança. Poupe energia! Comece a limpeza pelo cômodo mais limpo da casa e depois vá para o que estiver mais sujo. Isso porque as áreas mais limpas exigirão menos tempo de dedicação: basta seguir a aplicação dos produtos nas superfícies de acordo com as instruções de uso. Já os cômodos com mais sujeira vão pedir mais atenção e, possivelmente, tempo de pausa para complementar a ação dos ativos do produto. Aqui vai nossa sugestão de organização:
Na entrada de casa
A área que demanda um maior cuidado é justamente a entrada da casa, já que é por lá que o vírus pode chegar. Isso pode acontecer com os microrganismos vindo de carona nos calçados ou nas roupas que usamos na rua. Então, a recomendação de não entrar de sapato em casa é uma medida importante para barrar esse inimigo logo na entrada. Outro lugar que precisamos ter atenção é na área de serviço, onde manuseamos as roupas vindas da rua; e na cozinha, quando chegam os produtos de supermercado e delivery.
A desinfecção na prática: Caso você não possa deixar os sapatos para fora, mantenha um pano úmido com Veja Desinfetante na porta para esfregar a sola dos sapatos. Em seguida, retire os sapatos e deixe-os, de preferência, na lavanderia.
Na sala
Higienize estofados e lave capas de almofadas e mantas de sofás a cada 15 dias, no máximo. Lembre-se que a desinfecção do piso e de tapetes é a medida mais importante para a prevenção das contaminações, seja por bactérias ou por vírus. No chão, conte com a eficácia do Veja Desinfetante para limpar, perfumar e desinfetar, eliminando 99,9% dos germes do piso. Lembre-se de sempre consultar as superfícies nas quais o produto pode ser aplicado.
A desinfecção na prática: Se preferir, aumente a periodicidade da lavagem dos itens menores do ambiente ou diminua a quantidade de objetos têxteis expostos no cômodo para evitar a proliferação de ácaros.
No quarto
A recomendação da Organização Internacional de Saúde Pública e Segurança é limpar o piso do quarto a cada três dias e fazer uma faxina mais profunda a cada semana. Para ajudar na limpeza de móveis e objetos, você pode contar com Veja Multiuso Antibac.
A desinfecção na prática: Deve-se ter um cuidado especial na limpeza de lençóis, fronhas, colchas e travesseiros, que podem abrigar microrganismos e ácaros. Então, é importante lavar estas peças periodicamente, com intervalo máximo de 15 dias.
Na cozinha
Você acredita que a cozinha é o lugar da casa que mais tem bactérias? O Dr. Biossegurança explica que, na cozinha, a incidência de bactérias é maior do que no banheiro, ao contrário do que muita gente pensa. Manter cestinhos de lixo em cima da pia pode ser um risco, já que no lixo os microrganismos se proliferam com uma grande velocidade e ficam mais próximos dos utensílios domésticos, podendo inclusive contaminar a própria pia.
A desinfecção na prática: O ideal é deixar a lixeira no chão e usar um modelo que tenha acionamento através de pedal, para evitar o manuseio da tampa com as mãos. O lixo deve ser desprezado diariamente, mesmo que não tenha um grande volume. A pia também deve ser higienizada diariamente, já que alguns microrganismos se proliferam e utilizam a sujeira como meio de cultura para se multiplicar. Inclua o Veja Multiuso Antibac nessa limpeza e remova 99,9% das bactérias e o vírus da Covid-19 do ambiente! O novo Veja Multiuso Antibac tem uma poderosa fórmula com microbolhas de oxigênio ativo, removendo até as sujeiras difíceis. O produto pode ser usado em diversas superfícies, sendo ideal para a pia da cozinha, geladeira, fogão e máquinas de lavar.
No banheiro
Esse é o ambiente que merece uma atenção especial para a higienização, já que possui bactérias capazes de provocar doenças em toda a família (principalmente as intestinais).
A desinfecção na prática: Assim como na cozinha, opte pela lixeira com abertura da tampa por pedal e despreze o lixo diariamente, mesmo que não tenha um grande volume. Limpe e Desinfete periodicamente o piso com Veja Limpeza Pesada X-14 e a pia e o vaso sanitário com o novo Veja Banheiro Antibac para minimizar o risco de doenças. O Veja Banheiro Antibac possui uma nova fórmula sem cloro, com fragrância agradável, mais suave, e ação branqueadora* e desinfetante, podendo ser usado em diversas superfícies, inclusive em metal. Para limpar o limo dos azulejos, use o Veja Banheiro X-14, que, além de remover a sujeira, previne o seu crescimento por até 4 dias.
*Em superfícies brancas.
Na lavanderia
O cuidado adequado com as roupas que chegamos da rua é importante não só em tempos de coronavírus. A cada dia os microrganismos estão ficando mais resistentes e os cuidados com suas roupas devem ter ainda mais atenção, já que são uma medida de biossegurança e saúde.
A desinfecção na prática: Para a higienização periódica do piso, aposte em Veja Limpeza Pesada X-14 ou Veja Desinfetante. Se você tem armários e balcões no ambiente, também deve dar atenção a eles durante a desinfecção com Veja Multiuso Antibac. Já para a limpeza da pia/tanque, utilize Veja Banheiro Antibac seguindo as recomendações de superfície descritas no rótulo da embalagem para evitar danos. Lembre-se também de deixar tudo bem seco nessa área da casa, que deve ser bem ventilada, para evitar a proliferação de microrganismos.
Fique atento: os microrganismos também estão disseminados no ar. Afinal, eles "pegam carona" nas micropartículas circulantes, podendo provocar doenças nas pessoas - como é o caso da gripe provocada por vírus, das infecções causadas pelas bactérias e das alergias provocadas pelos fungos. Estamos vivendo um tempo em que os microrganismos estão cada vez mais patogênicos, por isso é importante desenvolver a percepção para esse mundo invisível e realizar a higienização adequada dos equipamentos e ambientes.