O essencial para cada um

O momento é de busca por aquilo que genuinamente nos provoca bem-estar

oferecido por Selo Publieditorial

0:44

Essencial para Duda Nagle

1:23

Essencial para Mari Goldfarb

1:37

Essencial para Mari Sampaio

0:35

Essencial para Raísa Guerra

A ansiedade e o estresse estão mais intensos do que nunca. O caos que ficava do lado de fora chegou, sem pedir licença, com o home office disputando as horas de descanso e de lazer ao longo dos dias. Segundo Leandro Rafael Pereira dos Santos, psicólogo e psicanalista (CRP 341173-05), membro da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle do Rio de Janeiro, o desafio é usar a criatividade para se reconectar consigo mesmo e aliviar a tensão, buscando atividades que proporcionem prazer. "Elas ajudam a devolver a noção de tempo (não a cronológica) e a projeção de futuro, em que os planos voltam a ganhar sentido", explica Leandro.

E como fazer isso se a maioria dos seus passatempos acontecem lá fora? O tempo sozinho, em casa, te dá oportunidade testar novas atividades, se dedicar a aprender um idioma, ler mais, aprender a tocar um instrumento musical, a dançar? Olhar para si mesmo e tentar responder a pergunta: o que realmente é essencial para o seu bem-estar? O autoconhecimento mostra o caminho para responder a essa questão.

ypê ypê

Relaxar apesar da rotina

Embora passar horas deslizando pela timeline de alguma rede social ou maratonando séries possa até ser considerado, pelo senso comum, uma forma de descanso, a atividade aparentemente inofensiva pode, na verdade, aumentar a fadiga. "Ao mesmo tempo que elas oferecem uma forma de conexão genuína entre as pessoas, gera também pode gerar ansiedade, abalar a autoestima e outras condições quando as pessoas se comparam aos padrões irreais mostrados no Instagram por exemplo. Agora é uma boa oportunidade para reinterpretar essa dinâmica e tentar construir uma nova maneira de vivenciar as redes sociais. Aulas, festas, e até mesmo sessões de terapia passaram a acontecer por vídeo chamada, dando um bom exemplo de como usar essas ferramentas", diz Leandro.

Quais outras atividades você gosta de fazer? Embora não exista uma receita que funcione para todas as pessoas, o especialista aconselha a fazer uma lista de atividades que provoquem prazer e te tirem do piloto automático. Ações simples, como dançar em frente ao espelho ou cozinhar uma nova receita já valem para virar a chave e dar mais leveza para o dia.

Apesar de comum, a outra dica da especialista é manter uma rotina de organização da casa, colaborando para o bem-estar geral e a sensação de aconchego do lar. Isso porque além de ajudar a manter uma rotina, as tarefas domésticas ocupam o tempo e fazem parte do conceito de cuidar de si, como preparar a própria comida escolhendo alimentos mais nutritivos e saudáveis, organizar o armário e jogar fora o que não precisa mais. "Essas atividades são muito metafóricas. Organizar, se desfazer do que não serve mais, tem uma grande ressonância interna."

Pequenos rituais

E já que estamos falando da nossa casa e de rotina, que tal somar novos, ainda que simbólicos, hábitos na rotina?

O novo Amaciante Concentrado Ypê Essencial traz uma fórmula livre de corantes e um perfume original, a partir de óleos essenciais, deixando as roupas com aquele cheiro de frescor.

Uma gotinha de óleo essencial equivale, em média, a 24 xícaras da planta ou flor do qual foi extraído. Por ser tão potente, os óleos essenciais são uma ferramenta da aromaterapia, uma técnica natural que usa as propriedades das plantas para agir tanto nos aspectos emocionais quanto nos mentais.

Os cheiros são rapidamente absorvidos pelos receptores olfativos, que estão ligados ao sistema límbico cerebral, controlando desde a frequência cardíaca, a pressão arterial, a respiração e os estímulos de estresse. Portanto, a aromaterapia acredita que os diferentes aromas das ervas desencadeiam efeitos positivos no corpo. "A aromaterapia é uma ótima ferramenta para se conectar consigo mesmo. Existem vários aromas e cada um vai atuar com uma finalidade específica, e às vezes, mais de uma questão ao mesmo tempo", explica Lívia Mendes, aroma terapeuta e terapeuta holística (@terapias.conexao), de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Podemos, por exemplo, usar os óleos essenciais para ajudar na conexão e meditação, aumentar o amor próprio, ajudar a dormir ou ter mais disposição durante o dia

Livia Mendes

ypê ypê

Na prática

O mais comum é utilizar um difusor de aromas no ambiente para os momentos de ritual, mas há também colares que carregam o aroma com você ."O óleo essencial de cedro é ótimo para meditação, ele facilita esse contato espiritual, além de acalmar e relaxar, deixando o ambiente mais agradável também. Para ter disposição eu gosto do de hortelã pimenta e do gengibre." Você pode usar um difusor na hora do banho, aproveitando o momento para criar um ritual de conexão com a energia da natureza e mentalizar uma limpeza energética, por exemplo. Já o óleo de cedro, recomendado pela terapeuta holística, pode ser usado durante a prática de ioga ou alongamento.

Já o óleo de lavanda é famoso por reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono. Perfumar o quarto antes de deitar com o aroma de lavanda pode garantir uma noite mais tranquila. Ou seja, a aromaterapia pode ser uma estratégia sutil de transformar atividades diárias em rituais conscientes de cuidado.

O que vale é pensar em estratégias que ajudem com a conexão interior e na sua busca por bem-estar. E nesse sentido, pensar nos produtos que usamos também faz parte desta tomada de consciência sobre o que realmente importa. Atenta a esse movimento, a Ypê lança o novo Amaciante Concentrado Essencial para reforçar os cuidados com suas roupas.

Amaciante Concentrado Ypê Essencial

  • O primeiro amaciante translúcido no Brasil

  • Livre de corantes, é transparente e hipoalergênico

  • Fragrância original contém óleos essenciais

  • Traz notas naturais de frescor, que permanecem por mais tempo

  • Fragrância 99% biodegradável. Protege suas roupas, respeitando o planeta

  • Composição micelar

    Com micropartículas ativas que agem como um ímã, atraindo e removendo a sujeira com delicadeza

Curtiu? Compartilhe.

Topo