Até injeção na testa

Quer encarar a agulha para sumir com um defeitinho? Saiba quais tratamentos estéticos realmente funcionam

Manuela Biz Colaboração para o VivaBem
Marcia Albuquerque/VivaBem

Os especialistas decretam: manter hábitos saudáveis --comer bem, fazer exercícios, não fumar, maneirar no álcool e usar protetor solar -- é a chave para garantir a boa textura da pele e o shape em dia. Mas, mesmo seguindo tudo isso, às vezes é inevitável o aparecimento de uma ruguinha no canto do olho, uma dobrinha na barriga ou aquela maldita celulite que não vai embora… Aí, muitas pessoas recorrem à ajuda da medicina para "ajustar" o que não gostam no corpo.

Você treme só de pensar na possibilidade de “entrar na faca”? “Em diversos casos, não é mais preciso se submeter à cirurgia plástica para obter resultados excelentes”, diz Karla Assed, dermatologista pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390% em dois anos. A maioria dos pedidos tem como objetivo minimizar sinais de envelhecimento no rosto e a gordura localizada. Não sabe em que apostar? O VivaBem mostra tratamentos estéticos eficazes e que podem ajudar você a "acabar" com rugas, manchas, marcas de expressão, celulites e aquele indesejável pneuzinho.

6 tratamentos campeões de eficiência e audiência

A tecnologia da indústria da estética não para! A cada ano são lançados centenas de novas técnicas e aparelhos. Mesmo assim, a lista de mais pedidos --com eficácia garantida pelos especialistas -- mantém alguns nomes há anos. Em suas versões atualizadas, claro. Porque a ideia é não envelhecer…

1. Preenchimento

Como funciona Trata-se de uma injeção de ácido hialurônico, substância presente naturalmente no nosso corpo, mas que diminui com o passar do tempo. O ácido estimula a formação do colágeno, estrutura responsável pela firmeza da pele. A aplicação é pontual, na região onde há vincos causados pela flacidez da pele, como o bigode chinês. Tudo é feito com anestesia local.
Indicação O ácido hialurônico não causa reações ou alergias, por isso é um dos primeiros tratamentos procurados por quem percebe algum sinal envelhecimento no rosto. A média de idade na primeira sessão é entre 35 e 40 anos.
Pós-tratamento Pode haver um pouco de inchaço --nada que geralmente não se resolva com gelo. O preenchimento é absorvido pelo corpo em cerca de um ano. Aí, é preciso repetir a aplicação.

2. Toxina botulínica

Como funciona O famoso botox é uma substância que bloqueia o trabalho dos músculos. Paralisados, eles não podem mais formar marcas de expressão --franzido na testa ou entre as sobrancelhas, pés de galinha etc. A injeção é dada bem no local onde as rugas aparecem, com anestesia local.
Indicação Qualquer pessoa com marcas de expressão pode se beneficiar do botox. Mas o que se vê nos consultórios é o aumento de aplicações preventivas, em pessoas abaixo dos 30 anos. Os dermatologistas dizem que evitar o aparecimento de uma ruga é melhor que usar tratamentos invasivos mais tarde para acabar com ela.
Pós-tratamento É normal perceber um pequeno edema na área da injeção por uns dias. Para manter o efeito trazido pelo botox, é necessário repetir a aplicação a cada quatro meses.

3. Peeling mecânico

Como funciona Remove as camadas mais externas da pele com um aparelho de esfoliação intensa, que pode ter uma ponteira de cristal ou de diamante. Essa abrasão mecânica irrita menos a pele que a feita com ácidos. O peeling acelera o processo natural de renovação da pele, “levando embora” células mortas e cravos.
Indicação Costuma resolver muitas queixas de pele oleosa, tipo mais comum entre os brasileiros. A abrasão deixa a pele mais lisa, sem manchas de acne e poros e cravos aparentes --evitando o aparecimento de espinhas. Também pode ser combinado com outros tratamentos --antienvelhecimento, por exemplo --, já que abre caminho para a penetração de ativos. 
Pós-tratamento Sensibilidade, vermelhidão e ardor são bem comuns por alguns dias --por isso, o indicado é fazer peeling no inverno e evitar o sol. Depois, vem a descamação e é preciso seguir à risca os cuidados indicados pelo dermatologista. O intervalo depende do tipo de tratamento feito e da sensibilidade da pele de cada um.

4. Laser CO2 fracionado

Como funciona Os feixes de luz penetram na pele (até 2,5 mm) e causam um superaquecimento nela. Esse processo agride as células envelhecidas. Como parte do seu processo de cicatrização, a pele produz colágeno, tornando-se mais firme e lisinha depois do procedimento.
Indicação O CO2 fracionado estimula a firmeza e o rejuvenescimento do rosto como um todo. Além da flacidez, ele alivia manchas. 
Pós-tratamento A vermelhidão e o ardor são intensos por pelo menos uma semana --sol, nem pensar! O tratamento completo precisa de três a cinco sessões com intervalos mensais.

5. Vela Shape III

Como funciona Conhecido há anos entre as musas do carnaval, o aparelho libera ondas de radiofrequência e energia infravermelha que aquecem a pele a uma temperatura entre 42 a 45 °C. Isso destrói células de gordura e incentiva a produção de colágeno. A sessão é finalizada com uma massagem que estimula o corpo a eliminar os resíduos de células mortas pelo sistema linfático.
Indicação É bem eficiente para aliviar a celulite e a flacidez corporal. Também diminui a gordura localizada nos glúteos, nos flancos, no abdômen, nos braços, nas coxas e nas costas. Quem possui doenças de pele, problemas na tireoide, utiliza marca-passo ou teve algum tumor não deve usar o Vela Shape.
Pós-tratamento Além de um calor intenso na aplicação, não há efeitos colaterais. Para ter um resultado ideal é necessário investir em até quatro sessões, com intervalos quinzenais. A duração do efeito depende do estilo de vida de cada um --ou seja, se você abusar das calorias ou deixar os exercícios de lado, a celulite e gordura vão voltar.

6. Criolipólise

Como funciona Sai o calor e entra o frio para reduzir a gordura. Um aparelho colocado sobre a parte do corpo a ser tratada diminui a temperatura e congela as células do tecido adiposo. Depois de mortas, elas são eliminadas pelo sistema linfático. Indicação Trata-se de uma boa opção para eliminar a gordura localizada teimosa --que não sai com exercício e dieta -- principalmente nos glúteos, nos flancos, no abdômen, nos braços, nas coxas, nas costas e até na papada. É preciso uma avaliação com o médico antes de fazer o tratamento: pessoas com varizes e/ou doenças relacionadas ao frio são desaconselhadas a experimentar.
Pós-tratamento Não há dor na hora, mas hematomas podem aparecer depois da aplicação. Dependendo da quantidade de gordura acumulada, o dermatologista pode indicar até três sessões na mesma região. E vale novamente o lembrete: se não cuidar da alimentação e mantiver uma rotina de exercícios, o efeito não dura.

Tratamento estético também é coisa de homem

Nas salas de espera das clínicas e consultórios o número de homens e mulheres está cada vez mais equilibrado. A Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética estima que os homens americanos fazem mais de um milhão de procedimentos não cirúrgicos por ano. Não há dados sobre sexo no Brasil, mas os dermatologistas confirmam o crescimento exponencial da clientela masculina.

Eles se diferem delas nas escolhas. “Homens geralmente têm muito receio de procedimentos injetáveis ou invasivos, e preferem alternativas como lasers para estimular o colágeno, clarear manchas ou reduzir a oleosidade da pele”, diz o dermatologista Jardis Volpe, formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), e conhecido por cuidar de celebridades como Neymar, Cláudia Raia e Gabriela Pugliesi.

A praticidade também costuma ser uma exigência dos homens. “Tem de ser algo que se resolve no consultório, pois eles não costumam ser muito fãs de seguir certos cuidados em casa”, analisa Thais Pepe, dermatologista membro da American Academy of Dermatology.

Novidades para um corpo novo

Procedimentos que ainda não estão entre os mais pedidos, mas também garantem bons resultados

1. Eletroderme

O aparelho tem microagulhas de ouro, que penetram profundamente na pele, reconstruindo as fibras colágeno rompidas e ajudando a minimizar estrias. Três sessões mensais aliviam a aparência das linhas.

2. Fotona 4D

Trata-se de um laser direcionado do colo até a fronte, que tem como objetivo reduzir a flacidez no pescoço. Ele aquece a parte profunda da pele, estimulando a produção de colágeno. É preciso fazer três sessões mensais.

3. Spectra Lumina XT

Com o objetivo de combater olheiras, a ponteira emite um laser que atinge as células que produzem o pigmento escuro. E, aos destruí-las, clareia a pele. O processo deve ser repetido seis vezes, com intervalos de 15 dias. O sol deve ser evitado durante o tratamento.

4. DepilRobot

Identifica a cor dos pelos e libera a quantidade certa de energia para destruí-los. O robô impede o disparo indevido do laser em um mesmo local, evitando o aquecimento excessivo da pele. É preciso de quatro a oito sessões para a depilação definitiva.

Beleza no prato

Consumir alimentos ricos nos nutrientes certos pode ser tão eficiente quanto recorrer a tratamentos estéticos

1. Gojyberry

A fruta é rica em vitamina C. Esse nutriente é indispensável para retardar o envelhecimento da pele, pois estimula a produção natural de colágeno.
Consumo diário: 1 colher de sopa.

2. Pimenta vermelha

Tem ação anti-inflamatória e melhora a circulação sanguínea. Ajuda a eliminar toxinas do corpo, que podem se acumular nas células e gerar o celulite
Consumo diário: 1 unidade

3. Água de Coco

Para se renovar, as células da pele precisam de constante hidratação e minerais como potássio, cálcio, magnésio e fósforo. A água de coco oferece tudo isso.
Consumo diário: 1 copo (200 ml).

4. Gema de ovo

Ela garante uma cota importante de vitamina A, que atua nas glândulas sebáceas e auxilia no tratamento da acne.
Consumo diário: 1 gema.

5. Azeite de oliva

O óleo é fonte de gordura monoinsaturada. O nutriente tem ação anti-inflamatória e combate os edemas da celulite.
Consumo diário: 1 colher de sopa.

6. Sementes de girassol

É rico em vitamina E. A substância combate os radicais livres que causam envelhecimento precoce, melhorando a firmeza da pele.
Consumo diário: 1 colher de sopa.

Mais especiais do VivaBem

Curtiu? Compartilhe.

Topo