Boldo: conheça os benefícios do chá e da planta
Leonardo Costas
Colaboração para VivaBem
03/06/2023 04h00
Bom para o fígado, estômago, auxilia na má digestão e serve também como calmante. Com esses e outros tantos benefícios, não é à toa que o boldo é utilizado há muito tempo como um aliado da saúde. Sempre presente na casa das vovós, seu famoso chá pode não curar todas as doenças do mundo, mas ajuda no tratamento e prevenção de várias delas.
O boldo é uma planta medicinal com diferentes espécies e pode ser consumida pela grande parte público por meio de chás, cápsulas ou sucos. Dois tipos, o boldo do Chile e o boldo brasileiro, são facilmente encontrados em todo o País.
Caracterizado pelo seu gosto amargo, o chá de boldo tem algumas restrições. Não é recomendável, por exemplo, consumi-lo por períodos mais longos. Além disso, deve ser evitado por crianças, gestantes, lactantes e pessoas com problemas no fígado, vesícula ou pâncreas.
A seguir, conheça um pouco mais sobre esta planta, sempre presente na casa de milhares de brasileiros.
Quais tipos de planta de boldo existem?
São, pelo menos, cinco espécies, mas as duas mais utilizadas são:
Boldo do Chile, de nome científico Peumus boldus Molina, que é originário daquele país e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais na forma de folhas secas, em sachês para chás ou em cápsulas.
Boldo brasileiro Plectranthus barbatus, que é amplamente cultivado e encontrado em solo nacional e também tem propriedades medicinais.
São plantas resistentes à seca e ao calor e que mudam de formato de acordo com o ambiente.
Em geral, quais são os benefícios das plantas de boldo?
Auxilia situações de desconfortos gástricos, melhorando a digestão em dias de consumo de comida pesada e até mesmo em episódios de diarreias.
Possui ainda propriedades diuréticas, hepáticas, antioxidantes e anti-inflamatórias.
Para que serve e quais os benefícios do chá de boldo?
Os benefícios do chá de boldo são parecidos com o da planta de boldo, como proteção ao fígado e melhora da digestão.
Estimula ainda a produção da bile, um líquido fabricado pelo fígado, mas que fica armazenado na vesícula biliar e depois vai para o intestino. Lá, ajuda na digestão e absorção da gordura. Possui também efeito antioxidante, contribui para a redução de fungos e bactérias e tem até efeito calmante, apesar do sabor amargo.
Como fazer chá de boldo?
- O chá de boldo pode ser feito com 1 colher de folha de boldo do Chile picada.
- Adicione 150 ml de água já fervida, espere descansar por 5 a 10 minutos.
- A recomendação de consumo é de no máximo 400 ml ao dia.
Vale ressaltar que esta é apenas uma sugestão de um dos profissionais consultados pela reportagem de VivaBem. O ideal é que o seu nutricionista prescreva a melhor forma de fazer e consumir o chá, baseando-se no seu perfil e nas suas necessidades.
Quem deve evitar o boldo? Existe contraindicação?
Não é recomendado o consumo por crianças, gestantes, lactantes, pessoas com pedra na vesícula e inflamação das vias biliares, com problemas no fígado, rins, com câncer no ducto biliar, na vesícula e no pâncreas, além daqueles que apresentam hipersensibilidade aos componentes do chá e os que fazem uso de anticoagulantes.
Chá de boldo pode provocar aborto ou é perigoso para gestantes?
Não se pode afirmar que o chá de boldo provoque aborto, como também não se pode comprovar total segurança em seu uso para gestantes. O Ministério da Saúde orienta não tomar chá de boldo durante a gravidez e na lactação.
Chá de boldo ajuda a mulher a menstruar?
Não é uma planta que apresenta esta ação.
Chá de boldo emagrece?
Não há evidências robustas de que o boldo possa melhorar o metabolismo, ajudando na redução de peso e gordura corporal.
Boldo faz mal para o coração? Pode provocar algum efeito colateral?
A princípio não faz mal para o coração, mas se a pessoa tem alguma doença cardíaca, ela precisa ser avaliada antes de consumir plantas medicinais.
Às vezes, alguma medicação que ela toma pode sofrer interferência pelo uso do boldo e aí sim desencadear malefícios e efeitos adversos indesejáveis.
O consumo prolongado de chá de boldo pode ser prejudicial?
Tanto o boldo do Chile quanto o boldo brasileiro são seguros para a maioria dos adultos quando consumidos por curto período de tempo e em pequenas doses.
Não se deve ultrapassar 4 semanas consecutivas e o ideal é usá-lo por tempo bem inferior a este, que deve ser determinado por um profissional.
Em quantidade excessiva pode causar intoxicação no fígado, náuseas, vômitos e diarreia.
Fontes
Fabrício Pires, nutricionista dos hospitais Samaritano Barra e Vitória, da Rede Américas, no Rio de Janeiro; Aline Ramalho, coordenadora de nutrição do Hospital da Bahia; e Sula de Camargo, do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região SP/MS - CRN3.