Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Coronavírus: cuidados que você deve ter para se prevenir da covid-19

Usar máscaras ao sair de casa, evitar o contato físico e lavar bem as mãos são cuidados importantes para se proteger do coronavírus - Arte/UOL Usar máscaras ao sair de casa, evitar o contato físico e lavar bem as mãos são cuidados importantes para se proteger do coronavírus - Arte/UOL
Usar máscaras ao sair de casa, evitar o contato físico e lavar bem as mãos são cuidados importantes para se proteger do coronavírus Imagem: Arte/UOL

Do VivaBem, em São Paulo

05/04/2020 17h23

O número de casos de covid-19 cresce dia após dias no Brasil e, por isso, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com os cuidados que devem tomar para se prevenir. Não é por menos. Afinal, o novo coronavírus tem a capacidade de se espalhar rapidamente e, na maioria das vezes, é transmitido quando o doente ainda não apresenta sintomas.

A principal forma de contrair o vírus é levar o nariz, aos olhos e à boca a mão contaminada com secreções (gotículas de saliva, catarro) de uma pessoa infectada. Por isso, a recomendação número um é lavar as mãos constantemente e evitar tocar o rosto. A seguir, o VivaBem responde dúvidas comuns sobre como se prevenir do coronavírus.

Como se prevenir do coronavírus

Por que devemos lavar as mãos frequentemente?

O sabão rompe a membrana de gordura que os vírus possuem, fazendo com que "morram". Por isso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), lavar as mãos com água e sabão frequentemente é uma das principais formas de evitar a contaminação.

A recomendação é fazer isso o tempo todo, principalmente ao entrar em contato com outras pessoas, ir à rua, tocar em objetos de uso comum (maçanetas, botão do levador, corrimão etc.), antes de comer ou preparar alimentos e depois de usar o banheiro.

Como lavar as mãos corretamente?

Use sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos. A lavagem completa deve durar cerca de 50 segundos e ter os seguintes passos:

Esfregue bem a palma das mãos; capriche na limpeza do espaço entre os dedos e também do dorso e do punho. Depois, seque com toalha descartável (em ambientes coletivos). Se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave a torneira antes de ensaboar as mãos.

Por que devemos ficar em casa?

Como nosso organismo ainda não tem anticorpos para combater o novo coronavírus, ele é transmitido facilmente de um indivíduo para outro. Se as pessoas continuarem levando uma vida normal (indo trabalhar, frequentando lugares aglomerados etc.), o número de pacientes com covid-19 tende a se elevar rapidamente e sobrecarregar o sistema de saúde. Aí, os hospitais não conseguem atender adequadamente casos graves e o número de mortes aumenta.

Segundo pesquisa epidemiológica do Instituto Butantan, no estado de São Paulo, uma pessoa infectada antes do isolamento tinha potencial para transmitir o vírus para seis pessoas, em média. Com a quarentena, essa taxa caiu para duas pessoas. Por isso é muito importante que todos continuem em casa para evitar o crescimento acentuado da covid-19.

Máscara protege do coronavírus?

Nenhuma máscara garante 100% de proteção. Porém, o acessório —até mesmo a máscara de tecido feita em casa — é capaz de impedir que partículas maiores de secreções (saliva, por exemplo) contaminadas cheguem até seu nariz e sua boca. Além disso, evita que o doente espalhe secreções pelo ambiente.

Apesar de especialistas e estudos científicos apontarem não haver necessidade de quem não possui sintomas respiratórios usar o equipamento de proteção, o Ministério da Saúde mudou sua recomendação e passou a orientar que todos saiam de casa de máscara (de tecido comum). Mas atenção: esse uso não permite que outras medidas preventivas sejam deixadas de lado, como sempre lavar as mãos, evitar o contato físico etc.

Como tossir ou espirrar corretamente?

O coronavírus é transmitido principalmente pelas secreções (saliva, catarro). Por isso, é muito importante seguir as orientações de higiene do Ministério da Saúde.

Sempre cubra o nariz e a boca com um lenço de papel ao tossir e espirrar. Depois, jogue o lenço no lixo e higienize as mãos (com água e sabão ou álcool em gel). Se você não tiver um lenço disponível, cubra o nariz e a boca com o braço dobrado, usando a "parte interna do cotovelo", e nunca as mãos.

O que fazer com uma pessoa infectada dentro de casa?

Obviamente, conviver com alguém infectado aumenta o risco de você contrair o coronavírus. Por isso, é muito importante que esse paciente permaneça isolado em um quarto bem ventilado, mas que a porta fique sempre fechada. Se possível, a pessoa doente deve ter um banheiro só para ela. Além disso, não pode compartilhar nenhum objeto (toalha, louças, travesseiro, roupas).

Tudo que a pessoa infectada utilizar —inclusive o banheiro, se ele não for exclusivo — deve ser imediatamente higienizado com água e sabão, álcool 70% ou água sanitária. Use máscara e luvas para fazer isso.

Como jogar o lixo corretamente?

O infectado deve ter um lixo exclusivo para descartar resíduos e até máscaras e luvas, sempre que forem usadas. O lixo deve ser isolado em um saco plástico e lacrado antes de ser descartado.

Quem for coletar esse saco deve usar luvas, que precisam ser jogadas fora imediatamente após o lixo ser removido. A pessoa não deve tocar em nada e lavar as mãos em seguida.

Quais produtos de limpeza matam o coronavírus?

Água e sabão, álcool 70% e água sanitária são os produtos mais indicados para higienizar ambientes e objetos e "matar" o novo coronavírus.

Além desses, de acordo com João Prats, infectologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, qualquer outro produto de limpeza com cloro, álcool e ação desengordurante ou desinfetante é efetivo para acabar com o micro-organismo.

Quais cuidados devo ter ao ir ao mercado ou à farmácia?

O ideal é realizar compras online. Se não for possível e precisar sair para ir ao mercado ou à farmácia, procure fazer isso em um horário em que o estabelecimento costuma estar vazio.

Durante as compras, considere que suas mãos estão contaminadas o tempo todo e nunca toque a boca, o nariz ou os olhos. Procure também manter uma distância de 1,5 m a 2 m para outras pessoas e evite ao máximo conversar. Lave as mãos ou use álcool em gel assim que finalizar as compras —ou imediatamente após chegar em casa.

Quais cuidados tomar ao chegar em casa?

Até o momento, não foi comprovado que ocorra a contaminação indireta do coronavírus. Ou seja, não sabemos se um vírus presente no seu sapato ou na sacola do mercado tem potencial para deixar você doente (depois de ser levado até a boca ou nariz, claro). Porém, nesse momento é melhor ter cuidado ao voltar para casa. Então, reserve um calçado só para sair e não ande com ele dentro de casa.

Quando voltar da rua, tome banho —ou pelo menos lave muito bem as mãos e o rosto com água e sabão — e coloque as roupas para lavar.

Como limpar as compras e pedidos de delivery?

O cuidado principal ao receber compras é não ter contato físico com o entregador —mesmo que ele não esteja infectado, passou por várias casas e pode estar carregando o vírus em suas mãos.

Até o momento, não está comprovado que ocorra contaminação indireta do coronavírus. Ou seja, não sabemos se o vírus presente em uma embalagem deixa você doente. Porém, já foi identificado que ele pode viver até 24 horas em papelão e de dois a três dias em plástico. Portanto, não custa tomar cuidado. Ao receber pedidos de delivery ou chegar com compras, retire os produtos da embalagem —ou higienize os recipientes com água e sabão ou álcool 70% — e depois lave bem as mãos.


Saúde