Corrimento rosado indica sangue? Saiba o que pode ser e se é normal
Nathalie Ayres
Colaboração para VivaBem
10/11/2022 04h00
A maioria das mulheres aproveita as idas ao banheiro para dar uma espiadinha no forro da calcinha para ver se houve algum corrimento e se ele está com o aspecto de sempre. Nessas horas, se deparar com um corrimento rosado pode ser um susto. Mas quando esse sinal é motivo para preocupação?
De acordo com especialistas, existem inúmeros motivos para apresentar um corrimento rosado. São eles:
- Início do ciclo menstrual em quem não usa anticoncepcional;
- Escape em mulheres que usam pílula;
- Irritação vaginal (que pode sangrar após o sexo com penetração, por exemplo);
- Implantação do óvulo fecundado no endométrio caso tenha ocorrido uma gravidez;
- Infecções;
- Outros.
Normalmente, existem sinais que tornarão esse corrimento algo que chame a atenção: Você deve se preocupar com essa secreção se ela for muito espessa e com odores fortes.
Além disso, sintomas como coceira ou dor, associados ao corrimento, devem levantar o sinal de alerta. Também perceba se há relação com febre e dores pélvicas ou no baixo ventre.
Corrimento rosado: o que pode ser?
O que fazer se o corrimento rosado tiver cheiro?
O odor sempre é um sinal de alerta, mas é preciso lembrar que ele deve causar preocupação quando está fora do normal, já que a vulva e a vagina apresentam naturalmente um odor característico. Quando o cheiro sai do normal, o mais comum é que indique alguma infecção.
A vaginose bacteriana é um tipo de corrimento vaginal que apresenta um odor fétido, devido ao grande número de bactérias anaeróbicas. Outras infecções da vagina ou do útero podem cursar com estes sintomas.
Esse tipo de corrimento pode estar ligado a miomas ou câncer de colo do útero. Portanto, sempre que o odor estiver alterado (independentemente da cor!) procure seu ginecologista. Fique atento também à duração desse corrimento: mais de dois dias com ele da cor rosa é um sinal de alerta importante.
Qual a relação do corrimento rosado com o ciclo menstrual?
Se o odor está normal e esse corrimento rosa aparece antes ou após a menstruação, há novos significados, mais tranquilos. Algumas mulheres apresentam um pequeno sangramento antes do fluxo menstrual, que ao se misturar com o conteúdo vaginal normal, pode formar esse corrimento rosado.
Agora, se ele ocorre pouco tempo depois do seu período fértil, pode significar a chegada de uma gravidez. Quando o óvulo fecundado se aloca no endométrio, a maioria das mulheres não apresenta sintomas, mas em algumas pode surgir um sangramento sutil, rosado ou amarronzado, que dura poucas horas ou até uns três dias.
Corrimento rosado durante a gravidez
Esse tipo de corrimento costuma ser mais preocupante quando a mulher está grávida. Em gestantes, o corrimento rosado pode significar um descolamento da placenta, descolamento de saco gestacional e precisa ser avaliado, mas essa questão é muito rara.
O sangramento nem sempre pode estar relacionado à gravidez em si, mas é sempre importante consultar um médico.
Corrimento rosa e anticoncepcionais
Como já dito, pessoas que tomam anticoncepcionais, principalmente as pílulas, podem ter pequenos escapes, em que um pouco de sangue vai sair com o corrimento. Alguns anticoncepcionais promovem uma atrofia no endométrio (revestimento da camada interna do útero) e consequentemente sangramento, provocando algum grau de corrimento rosado.
Corrimento rosa após a relação sexual
Se o corrimento rosado ocorrer após o sexo com penetração, tudo vai depender do seu volume: se for pouco, pode significar que havia algum ferimento na região. No entanto, se sangrar bastante, pode significar infecção ou mesmo um trauma no colo do útero, o que merece que o ginecologista avalie.
Corrimento rosado tem a ver com a menopausa?
Os especialistas divergem um pouco. Normalmente, a menopausa é a última menstruação e quando ela está chegando, os sangramentos vão ficando cada vez mais espaçados e intensos, então não há muita relação com o corrimento. Outros, no entanto, acreditam que possa haver relação entre a atrofia do endométrio e esse tipo de manifestação.
Corrimento rosado pode ser sintoma de cisto no ovário?
Outro mito. Os especialistas consultados nessa reportagem frisaram não haver relação alguma entre cisto no ovário e corrimento rosado. Afinal de contas, normalmente o sangramento vem da camada que reveste o útero, o endométrio. O ovário está fora do útero e não tem contato com o endométrio, por isso não pode estar associado à presença de sangramento.
Como cuidar da saúde da minha vagina e vulva?
Para quem não sabe: chamamos de vagina apenas a parte interna do órgão sexual feminino, a área externa, onde ficam os lábios e o clitóris, é chamada de vulva. E são muitos os cuidados para deixar a região saudável:
- Não lave a parte interna da vagina: o canal vaginal se higieniza sozinho, e produtos abrasivos ou o uso de ducha higiênica podem desequilibrar a microbiota e o pH da região;
- Cuidado com o sabonete usado na vulva: evite aqueles perfumados e prefira formulações próprias para região, evitando infecções;
- Mantenha a região arejada: evitando roupas íntimas e peças de baixo muito justas ou de tecidos sintéticos (prefira as de algodão!). Saias e vestidos são ótimas opções! Outra boa forma é dormir sem roupa íntima;
- Mantenha a região sequinha: enxugando bem e evitando ficar com partes de baixo do biquíni úmidas;
- Faça xixi após a relação sexual: isso ajuda a evitar infecções urinárias;
- Ao limpar-se, faça de frente para trás: evitando a contaminação da vulva por bactérias;
- Conheça seu corpo: é o mais importante para entender se há algo errado cedo e buscar ajuda médica o mais rápido possível!
Fontes
Fernanda Schier de Fraga, professora do curso de medicina da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Regina Amarante, ginecologista da Rede de Hospitais São Camilo (SP); e Marcelo Cavalcante, professor de ginecologia do curso de medicina da Unifor (Universidade de Fortaleza) e coordenador da pós-graduação em reprodução assistida do Cetrus.