Soninho ou repeteco? 6 coisas que acontecem em nosso corpo logo após o sexo
Um número incontável de reportagens sobre o que acontece com o corpo durante o sexo circula por aí. Mas e depois do orgasmo e da relação sexual, o que será que ocorre? Após consultar estudos e conversar com especialistas no assunto, VivaBem reuniu algumas curiosidades sobre o momento pós-transar:
1. Sensação de bem-estar
Não é novidade que o sexo deixa as pessoas mais felizes, mas isso tem uma explicação fisiológica. Após o orgasmo, o corpo libera oxitocina (hormônio que reduz o estresse) e endorfina (que gera sensação de bem-estar e prazer). Até 10 minutos após o orgasmo, você se sente feliz da vida.
2. Fadiga boa
Transar cansa. O trabalho da atividade sexual libera adrenalina, aumenta a frequência cardíaca, a musculatura fica mais rígida, aumenta a pressão arterial, gastam-se mais calorias. Após o orgasmo, quando a adrenalina para completamente de ser liberada, todas essas mudanças são normalizadas, mas é como se você tivesse acabado de voltar de um treino pesado na academia. Mais relaxado que isso, impossível.
3. De olhos bem fechados
Além da oxitocina e da endorfina, após o orgasmo seu corpo também fica inundado de um hormônio chamado prolactina. Essa substância suprime a dopamina, um neurotransmissor que ajuda você a se sentir acordado, deixando-o pronto para dormir. Se você ficar no escuro, melhor ainda, porque seu corpo vai pensar que é hora de descansar. A escuridão desencadeia a liberação da melatonina, um hormônio que faz você se sentir sonolento e diz ao seu corpo que é hora de descansar.
4. Intimidade com parceiro aumenta
Você é daqueles que se sente mais íntimo do parceiro após o sexo? A troca de confidências após a relação sexual é normal. Um estudo publicado em 2014 no periódico Communication Monographs, por exemplo, descobriu que quando as pessoas gozavam, elas acabavam revelando coisas mais sérias e positivas aos seus parceiros (em comparação àquelas que não gozavam).
5. Vai ter repeteco?
Os orgasmos de homens e mulheres diferem muito entre si. Enquanto o período de latência (tempo que o homem demora para chegar a uma nova ereção) é de geralmente 20 e 30 minutos, algumas mulheres ainda são capazes de retornarem rapidamente ao orgasmo com estimulação e podem experimentar orgasmos múltiplos. No homem, ainda são necessárias 36 horas para que a reserva de esperma se reconstitua. Quando ele goza muitas vezes seguidas, podem ocorrer "orgasmos secos", ou seja, sem ejaculação.
6. Corpo volta ao normal
Após a transa, o corpo começa a voltar ao normal. Na mulher, por exemplo, o colo do útero permanece aberto para ajudar o sêmen a viajar até o útero, e se fecha apenas 20 ou 30 minutos depois. O clítoris retoma sua posição normal entre 5 e 10 segundos após o orgasmo e a vagina recupera rapidamente seu tamanho normal, sendo que a retorno à cor habitual pode demorar entre 10 e 15 minutos.
Fontes: Luiz Renato Montez Guidoni, urologista da Clínica Guidoni e titular da Sociedade Brasileira de Urologia; Maria Elisa Noriler, especialista em ginecologia e obstetrícia e pós-graduada em sexologia.
*Com matéria publicada em 22/12/2022
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.