8 causas da sensibilidade nos dentes que você ainda não conhece
Colaboração para o VivaBem
20/12/2017 04h15
Aquela dorzinha que você sente ao ingerir uma bebida gelada pode indicar que há algo errado com seus dentes. O desconforto é causado pela hipersensibilidade dentinária, problema que já atinge 70% da população brasileira.
Na maioria dos casos, essa sensibilidade é provocada por uma degradação química do esmalte que, por sua vez, causa um deslocamento da gengiva e a exposição de uma estrutura denominada dentina --uma camada porosa conectada ao nervo central do dente.
Quando o calor ou o frio afetam esse nervo, sentimos dor. Conheça oito hábitos podem desencadear o incômodo:
8 causas da sensibilidade nos dentes
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Alimentos ou bebidas ácidas
A ingestão de alimentos ou bebidas como refrigerantes, isotônicos, cerveja, iogurte, tomate, vinagre e frutas cítricas pode dissolver gradualmente o esmalte e levar à exposição da dentina. Escovar os dentes logo em seguida agrava o problema, uma vez que o creme dental pode reagir com os ácidos e acelerar a corrosão. Se possível, espere vinte minutos antes de fazer a higiene bucal.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Escovação errada
A escovação exagerada e com pressão também pode causar o desgaste do esmalte dentário. A dica é sempre usar uma escova com cerdas macias e pontas arredondadas e escovar suavemente e com cuidado, sempre realizando movimentos circulares.
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Bruxismo
Se você tem o hábito de apertar e ranger os dentes, principalmente durante o sono, procure um dentista agora mesmo. Esse costume é um dos principais causadores da sensibilidade, já que, ao serem pressionados, os dentes estouram os prismas de esmalte, deixando a dentina exposta. Para contornar o problema, é possível usar placas que evitam o contato dos dentes superiores e inferiores.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Clareamento dental
O componente de branqueamento do produto penetra na dentina e na polpa, localizada no centro do dente, o que pode causar inflamação e sensibilidade temporária. A irritação também pode ser provocada indiretamente pela pressão causada pelo gel aprisionado na moldeira de clareamento. Antes de realizar qualquer procedimento, mesmo que seja caseiro, converse com seu dentista.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Cremes dentais abrasivos
As pastas de dente que prometem dentes mais brancos conseguem esse feito graças ao polimento do esmalte e à remoção das pigmentações aderidas. Se usadas frequentemente, elas acabam promovendo um desgaste excessivo do esmalte.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Estresse
Com certeza você já viu alguém irritado apertando os dentes por aí. Essa pressão, muitas vezes inconsciente, também é responsável por sensibilizar os dentes. O mesmo vale para quem faz grandes esforços físicos, como levantar peso.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Piercing dental
Involuntariamente, muitas pessoas acabam mordendo o piercing ao mastigar ou falar. Resultado? O acessório se choca com o dente e pode danificar o esmalte.
-
Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Refluxo
Muitas pessoas sofrem de refluxo gastroesofágico, doença que faz com que os ácidos produzidos pelo estômago sejam ejetados indevidamente para o esôfago, em vez de seguir o fluxo normal da digestão. Esses ácidos podem chegar até a boca e, ao entrar em contato com a arcada dentária, causar a erosão do esmalte. Hábitos como comer rápido e beber muito líquido durante as refeições podem piorar o quadro.