Bateu a vontade de comer doce? Nutricionistas contam o que fazem nessa hora
Colaboração para o UOL VivaBem
15/05/2019 04h00
Às vezes, pode ser bastante difícil resistir a um doce. Alimentos com açúcar e carboidratos liberam substâncias químicas no cérebro, o que proporciona bem-estar e dá a sensação de recompensa. Mas o açúcar em excesso pode trazer problemas de saúde como diabetes e obesidade. Por isso, moderação é a palavra de ordem quando o assunto é o consumo de doces.
Sim, a boa notícia é que os docinhos não precisam ser riscados da dieta de vez. É melhor degustá-los pelo prazer, sempre de forma racional, e saber o momento certo de parar ou quais substituições realizar esporadicamente para suprir essa necessidade.
Pensando na dificuldade em controlar esse desejo por doce, conversamos com algumas nutricionistas que revelaram o que fazem quando querem consumir guloseimas, sem deixar a saúde de lado. Confira os depoimentos e as dicas a seguir.
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Não se prive
"Eu como doce todos os dias! Consumo 5 g de chocolate com 70% de cacau assim não fico com vontades de comer doce já que ele está presente diariamente na minha vida", indica a nutricionista Veronica Laino, blogueira do UOL VivaBem.
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Considere outras formas de sentir prazer
"Busco outras fontes de prazer além da comida como ler um livro, escutar uma música ou atividade física para liberar endorfinas --responsáveis pela sensação de prazer -- reduzindo o nível de ansiedade e o risco de atacar alguma guloseima", ensina Clarissa Fujiwara, nutricionista e coordenadora de Nutrição da Liga de Obesidade Infantil do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).
-
Imagem: Verônica Laino Imagem: Verônica Laino Escolha porções menores e com menos gordura e açúcar
"Consumir alimentos com açúcar é um hábito alimentar, por isso é importante comer com calma e em pequenas quantidades. Por isso, escolho sempre os doces com menos cobertura, menos gordura e pouco açúcar. Lembrando sempre que quanto menor a porção, melhor vai ser o controle do açúcar.", comenta Maria Fernanda Vischi D'Ottavio, nutricionista do HCor (Hospital do Coração).
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Não deixe os doces por perto
"Outra dica que coloco em prática é evitar deixar os doces à disposição, como na gaveta do trabalho, na bolsa ou em casa. Evite ter por perto alimentos como chocolates, biscoitos, bolos, sorvete, entre outros. O estímulo visual ou apenas o fato de saber que está facilmente disponível e ao alcance, pode gerar a vontade de comê-lo", ensina Fujiwara.
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Dê uma chance ao chocolate amargo
"O meu doce favorito é o chocolate amargo, que é uma opção bastante saudável sem deixar o sabor de lado. Por isso, quem não consegue resistir a um doce e consome diariamente, sempre que possível, deve optar pelo chocolate amargo que possui grande concentração de cacau e traz benefícios para a saúde", conta Gislaine Aparecida Chaves Ribeiro, nutricionista do Hospital Santa Cruz (SP).
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Tenha rotina
"A disciplina é fundamental para evitar situações que causem compulsão por doces ou outros alimentos hipercalóricos e pobres de nutrientes e tento aplicá-la tendo uma rotina. É importante estabelecer um horário para refeições para evitar beliscar doces, por exemplo. Também estipulo um dia da semana para degustar uma sobremesa e consumir sem culpa", explica Fujiwara.
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Pense em substitutos
"Quando tenho muito desejo de doces, dou preferência para frutas secas ou desidratadas. Aquelas balinhas diet de latinha também já ajudaram bastante nesses momentos. Quando tenho um desejo específico por chocolate, o que não acontece muito, eu escolho o que tem mais cacau. E uma vez em que não tinha nada doce por perto e a vontade bateu, coloquei uma banana com um pouco de açúcar no micro-ondas por uns 2 minutos. Quando ficou pronto, coloquei canela em pó por cima", diz Lígia dos Santos, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.