Ao ser saudável, é preciso cuidados até na hora de preparar os vegetais
Do UOL
11/07/2017 04h15
Aparentemente, não há muito segredo ao cozinhar os vegetais: depois de lavá-los, coloque na água fervendo, acrescente um pouco de sal e deixe o alimento na panela até que ele amoleça. Não é bem assim. O problema é que, se eles cozinham demais, lá se vão também alguns de seus nutrientes importantes.
"De modo geral, quanto mais calor o alimento recebe, mais ele se modifica", explica a nutróloga Letícia Fontes, de São Paulo. "Nutrientes como as vitaminas C e as do complexo B são sensíveis ao calor e solúveis ao entrar em contato com a água, portanto acabam se perdendo na panela do cozimento e não sendo absorvidas pelo organismo." Abaixo, listamos alguns cuidados que você deve ter na hora de fazer sua comidinha saudável:
Fontes: nutricionistas Mariana Gonzales Neri, da Estima Nutrição; Paula Crook, da Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição; Vivian Ragasso, do Instituto Cohen; nutróloga Letícia Fontes.
4 truques na hora de cozinhar
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Cuidados antes do cozimento
Cozinhar os alimentos com casca e em pedaços grandes diminui o contato dos ingredientes com a água, preservando mais os nutrientes. E não vale a pena cortar os ingredientes com muita antecedência, pois eles acabam oxidando em contato com o ar e, com isso, perdendo um pouco de seu valor nutricional. Também é ideal colocar os vegetais quando a água já estiver fervendo, para garantir um cozimento mais rápido e, assim, mantendo mais as vitaminas e minerais.
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Reutilizando a água
Uma maneira de compensar a perda dos nutrientes durante a cocção é reutilizar a água no preparo de outros alimentos, pois as vitaminas e minerais que são perdidos na hora do cozimento, ficam, mesmo que em menor quantidade, na água. Um exemplo é usar a água do cozimento da cenoura ou da beterraba para preparar o arroz ou o feijão.
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Considere cozinhar no vapor
Como muitos alimentos acabam perdendo vitaminas na água, as nutricionistas recomendam preparar vegetais no vapor ou ainda assados. Além de ajudar na preservação dos nutrientes, preparar no vapor pode também ser mais rápido, no caso de alguns vegetais. Espinafre, couve, repolho e outras folhas, por exemplo, já ficam boas para consumo em apenas 1 a 2 minutos no vapor. Para cozinhar no vapor, coloque um escorredor metálico em cima de uma panela de água fervente, como na foto. O alimento não pode tocar a água, portanto deixe um espaço entre o líquido e o aparato.
-
Imagem: iStock Imagem: iStock Quanto tempo para cozinhar sem perder nutrientes?
Podemos ter um tempo estimado de cozimento de cada legume, dependendo do tamanho e espessura de cada um deles. Vegetais como brócolis, couve-flor e pimentões ficam bons entre 10 e 20 minutos na fervura. Ingredientes como milho verde, abobrinha e abóbora japonesa não perdem os nutrientes se cozidas em água entre 15 e 20 minutos. Já batatas-doces e a inglesa ficam boas entre 20 e 25 minutos cozidas em água. Cenouras podem permanecer por até 20 minutos na água e beterrabas entre 25 e 30.