Sal escondido: veja quanto sódio há em 10 alimentos processados
Colaboração para o VivaBem
08/06/2018 04h00
Menos de 5 gramas ou cerca de uma colher de chá de sal de cozinha por dia. Essa é a quantidade que devemos ingerir de sódio ao dia, total que equivale a cerca de 2g de sódio. Mas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os brasileiros ultrapassam e muito este limite. São 12 gramas todos os dias, ou pouco mais de 4,8g de sódio.
O pior é que parte desta quantia a gente nem chega a ver. "A maioria dos alimentos processados contém uma quantidade relevante de sódio, adicionada tanto para preservar a duração dos alimentos quanto para dar sabor", explica Maria Fernanda D'Ottavio, nutricionista do HCor (Hospital do Coração).
Leia também:
- Massa que não engorda? Conheça segredo de Marina Ruy Barbosa
- Multigrãos, sem glúten ou integral? Saiba qual é o melhor tipo de pão
- Este gadget promete revelar se sua comida é mesmo "glúten free"
Para a Organização Pan-Americana de Saúde, entidade da OMS, um produto industrializado pode ser considerado com muito sódio se ele tiver a proporção de 1mg do mineral para cada caloria. E essa conta é fácil de fazer no supermercado, uma vez que tanto a quantidade de sódio quanto o número de calorias deve estar descrito no rótulo dos produtos.
Veja a seguir alguns exemplos de processados e ultraprocessados e quanto sódio e sal eles carregam.
-
Imagem: ARTE/UOL Imagem: ARTE/UOL Refrigerante
Eles até têm sódio, mas são 10mg em cada copo de 200ml. Ou seja, o equivalente a menos de 0,01 de uma colher de café de sal. Evite consumir por outros motivos, como o excesso de açúcar presente neles.
-
Imagem: Arte/UOL Imagem: Arte/UOL Bolacha recheada
Engana-se quem pensa que é só no salgado que está o sódio. Um pacote de biscoito recheado de chocolate leva 239mg do mineral, ou 0,3 colheres de café de sal.
-
Imagem: ARTE/UOL Imagem: ARTE/UOL Pão francês
Uma unidade do pãozinho nosso de cada dia ostenta 324mg de sódio, ou cerca de meia colher de café de sal.
-
Imagem: ARTE/UOL Imagem: ARTE/UOL Macarrão instantâneo
Um dos líderes do ranking. Uma unidade contém cerca de 1516mg de sódio, ou quase duas colheres de café de sal (1,89 o exato), mas varia conforme o sabor e a marca.
-
Imagem: ARTE/UOL Imagem: ARTE/UOL Caldo de carne
Já deveria ter saído da dieta. Meio tablete carrega em média mais de 1000mg de sódio, ou 1,25 colheres de café de sal.
-
Imagem: ARTE/UOL Imagem: ARTE/UOL Lasanha congelada
Uma bandeja de 600 gramas de lasanha à bolonhesa congelada pode ultrapassar os 2000mg, que deveríamos comer de sódio o dia todo. Em algumas marcas, chega aos 2200mg, ou quase três colheres de café de sal.
-
Imagem: ARTE/UOL Imagem: ARTE/UOL Nuggets
Seis unidades do frango processado e empanado contém 624mg de sódio, ou 0,7 de uma colher de café de sal.
-
Imagem: ARTE/UOL Imagem: ARTE/UOL Sopa instantânea com macarrão
Sopinha é mais saudável? Provavelmente não se ela vier em pó. O exagero na categoria é tanto que, para se ter ideia, uma colher e meia de sopa pronta sabor carne tem uma colher de café de sal!
-
Imagem: ARTE/UOL Imagem: ARTE/UOL Embutidos
Toda a categoria é repleta de sódio, mas, para se ter ideia, o peito de peru, que tem fama de mais saudável, pode ter 700mg de sódio em três fatias, ou quase uma colher de café de sal.
-
Imagem: Arte/UOL Imagem: Arte/UOL Molhos prontos
O de tomate contém cerca de 370mg a cada 60g ou 2000mg na lata inteira. Ou seja, duas colheres e meia de café de sal. O shoyu, como muitos já suspeitam, também é salgado: 855mg a cada três colheres de chá do molho, o equivalente a pouco mais de uma colher de café de sal.