Será que você está grávida? Veja 10 sintomas comuns no início da gestação
Do VivaBem, em São Paulo
24/11/2017 04h10
A camisinha estourou, a pílula não foi tomada com regularidade ou a relação sexual foi desprevenida. Diversos motivos podem fazer você ficar com uma pulga atrás da orelha e achar que está grávida. Mas, antes de se desesperar com os sintomas iniciais de gravidez, olhe bem para o seu corpo.
“Tem pacientes que chegam na gestação avançada, com cinco ou seis meses, e ainda não sabem que engravidaram”, diz Priscila Cury, ginecologista e obstetra da Maternidade Pro Matre Paulista. “Claro que há falta de informação ainda, mas muitas mulheres negligenciam os sintomas. É preciso se atentar ao corpo e aos acontecimentos.”
Veja também:
- O que comer para uma gravidez saudável? Ovos, aveia e grão-de-bico ajudam
- Fumar durante a gravidez aumenta risco de bebê ter problemas auditivos
- Candidíase no verão: veja como prevenir, tratar e reconhecer os sintomas
Muitas vezes confundidos com a TPM, os sinais da gravidez podem ser mais difíceis para identificar do que parecem, de acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli. No entanto, quando observados em conjunto, podem significar o início de uma gestação. Confira a seguir cada um deles e tire suas dúvidas de uma vez por todas. De acordo com o médico, se algum aparecer, faça o teste de farmácia e procure um ginecologista.
10 sintomas que indicam uma gravidez
-
Imagem: Arte UOL Imagem: Arte UOL Atraso menstrual
Quem tem o ciclo regular, um atraso de um ou dois dias já deve ser considerado suspeito, segundo Priscila. Neste caso, um teste de farmácia pode tirar a dúvida. Ele mostrará alteração já no primeiro dia de atraso.
-
Imagem: Arte UOL Imagem: Arte UOL Sangramento não habitual
Antes do atraso menstrual ainda pode ocorrer um sangramento anormal, conhecido como sangramento de implantação. Quando o espermatozoide fecunda o óvulo e este se prende ao revestimento do útero, pode causar um sangramento leve, que pode ser confundido com a menstruação. Mas isso acontece bem no início da gravidez, nos primeiros dias. Caso ocorra depois desse período, pode significar uma ameaça de aborto e deve ser investigado, analisado e realizado exames necessários.
-
Imagem: Arte UOL Imagem: Arte UOL Inchaço e hipersensibilidade nas mamas
Por conta das alterações hormonais (as produções de estrógeno e progesterona se elevam), os seios ficam mais inchados e sensíveis, mesmo no comecinho da gravidez. É seu corpo preparando-os para a amamentação.
-
Imagem: Arte UOL Imagem: Arte UOL Enjoo matinal e alteração de apetite
Talvez esse seja o sintoma mais conhecido popularmente, depois do atraso na menstruação. Novamente, o aumento dos hormônios (dessa vez o HCG) é o culpado. Sentir cheiros fortes ou até certos tipos de alimentos já provocam ânsia.
-
Imagem: Arte UOL Imagem: Arte UOL Prisão de ventre e inchaço abdominal
O HCG, conhecido como hormônio da gravidez, também altera o funcionamento do intestino e estômago, deixando-os mais relaxados, de acordo com Priscila. Isso faz com que eles trabalhem mais devagar, causando prisão de ventre e deixando a digestão mais lenta.
-
Imagem: Arte UOL Imagem: Arte UOL Cefaleia
Olha os hormônios aí de novo. A alteração é tanta no início da gravidez que causa dores de cabeça.
-
Imagem: Arte UOL Imagem: Arte UOL Cansaço e fadiga
Seu corpo está fabricando um bebê e para isso se esforça mais do que o normal, causando sono e cansaço. Nessa fase, é normal a mulher sentir muito sono e exaustão.
-
Imagem: Arte UOL Imagem: Arte UOL Vontade frequente de urinar
O aumento da progesterona faz com que a grávida tenha mais vontade de fazer xixi, já que filtra uma quantidade maior de liquido, segundo Priscila. Algumas até acordam à noite para ir ao banheiro.
-
Imagem: Arte UOL Imagem: Arte UOL Cólicas
Lembra da confusão comum dos sintomas da gravidez com a TPM? Esse é um deles. Assim como o sangramento anormal, a cólica pode confundir a mulher. Quando o embrião invade o endométrio, algumas sentem dores pélvicas. Existem até relatos de pacientes que vão ao hospital por causa da dor. Segundo a médica, é comum a mulher achar que vai menstruar em breve, já que está sentindo cólica, mas no fim das contas é uma gravidez acontecendo.
-
Imagem: Arte UOL Imagem: Arte UOL Mudanças de humor
Seu corpo está alterando os hormônios para se preparar para um bebê. Isso pode fazer com que suas emoções fiquem confusas e exageradas.