Suco verde, treino, açaí: hábitos saudáveis que podem afetar saúde bucal
Beber água com limão, tomar suco verde, fazer musculação, correr. De imediato, é bem provável que você diga que todas essas atitudes trazem benefícios para o corpo --e com razão. Mas sabia que elas também podem prejudicar seus dentes?
E de nada adianta seguir uma dieta saudável e um plano de treinos e não cuidar de outras partes do corpo, principalmente a boca. A má higiene bucal pode trazer danos que vão muito além das cáries e gengivites e, por incrível que pareça, pode acarretar em problemas graves até para o coração.
Veja a seguir quatro hábitos saudáveis que podem prejudicar sua saúde bucal e saiba como prevenir esses danos. A lista foi montada com a ajuda de Isrraela Massena, cirurgiã-dentista, especialista em ortodontia e atuante em harmonização estética funcional da face; Arnaldo Hernandez, professor de medicina do esporte da Universidade de São Paulo (USP) e ortopedista do Hospital Sírio-Libanês; Fabio Kricheldorf, cirurgião dentista especializado em traumatologia buco-maxilo-facial pela (USP); e Rodrigo Albuquerque, diretor do departamento de odontologia do esporte da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) no Rio de Janeiro, consultados em matéria do dia 01/06/2018.
-
Praticar atividades físicas
Na hora do esforço, se você tiver uma "mordida" errada, pode prejudicar o alinhamento dental, quebrar parcialmente um dente ou até mesmo sofrer um corte na boca. Durante a atividade física, procure manter os dentes se tocando naturalmente, sem forçá-los. Evite colocar entre os dentes superiores e inferiores o lábio, a língua ou objetos, como toalhinhas.
Além de observar a harmonia da mordida e não forçar os dentes, recomenda-se o uso de um protetor bucal feito sob medida. Ele ajuda a dar mais segurança e proteção.
Ao iniciar uma prática esportiva, os dentistas orientam ainda realizar uma avaliação odontológica da gravidade dos desgastes dentais e qual o tratamento mais adequado a se fazer para manter a boca e o restante do corpo em equilíbrio antes e depois dos treinos. -
Comer açaí
Um clássico entre a turma fitness, o açaí --assim como qualquer fruta de tons vermelhos e roxos, gera manchas nos dentes -- especialmente por serem ácidas ou fortemente pigmentadas. Além disso, esses alimentos são repletos de frutose (o açúcar das frutas), que abre caminho para bactérias se instalarem nos dentes e causarem danos e descoloração.
Para evitar esses problemas, faça um bom bochecho apenas com água imediatamente após comer. Evite escovar os dentes nesse momento. Isso porque a ação mecânica da escovação logo depois de consumir substâncias ácidas favorece a remoção de mineral da superfície dental. O ideal é esperar pelo menos meia hora para limpar os dentes. -
Fazer jejum intermitente
O jejum intermitente divide opiniões sobre sua eficácia e riscos para a saúde e o emagrecimento. Não entraremos nessa questão agora e vamos focar só na sua boca. Ficar muitas horas sem comer gera a diminuição do fluxo salivar, o que favorece a proliferação de bactérias que atuam na degradação de células e de possíveis restos de comida. A consequência é a emissão de gases que causam mau odor.
Para reduzir o desconforto, hidratação adequada e boa higienização diminuem bastante a halitose. -
Tomar muito suco verde
O problema do suco verde é se ele for feito com muitas frutas cítricas, que podem prejudicar a camada mais externa do dente, provocando erosões. E nada de escovar os dentes logo após ingerir a bebida. A escovação pode potencializar o efeito da corrosão, já que as cerdas vão esfregar o ácido com mais força ainda.
Você não precisa parar de tomar esse tipo de suco, mas a orientação aguardar de 20 a 30 minutos para higienizar a boca após tomar o líquido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.