O #ProjetoVivaBem está entrando em sua última semana e, se você seguiu corretamente a dieta e os treinos, provavelmente teve um bom resultado de emagrecimento. Mas não é momento de relaxar. Para muitas pessoas, não reconquistar o peso perdido é mais difícil do que reduzir o número na balança. Isso corre pois nosso organismo "luta" para recuperar a gordura —que é um importante "estoque" de energia. Assim, hormônios responsáveis pela fome aumentam ao mesmo tempo que o metabolismo passa a economizar energia para realizar as mesmas tarefas de antes. Para se ter ideia, a cada um quilo de peso emagrecido, o gasto metabólico reduz em 30 calorias, enquanto a fome aumenta em 100 calorias. E os desafios para se manter magro são ainda maiores em se tratando de comportamento. Veja alguns fatores que podem dificultar a manutenção do peso e o que fazer para driblá-los: Falta de metas Depois que a pessoa emagrece, a meta deixa de existir e ela precisa manter um estilo de vida saudável e equilibrado se quiser continuar magra. Portanto, as mudanças na alimentação e no estilo de vida precisam ser consistentes e para sempre, caso contrário, todo o peso perdido será recuperado novamente. - O que fazer Entenda que manter o peso é motivo de comemoração, sim! Ainda mais se você é do time de pessoas que perderam muitos quilos. No entanto, vale criar novos objetivos, como baixar o percentual de gordura e aumentar o de massa magra, começar a praticar uma modalidade diferente e se preparar para provas esportivas (como correr 10 km).
Os benefícios de emagrecer são esquecidos No começo, você vê os benefícios de perder peso: ganha disposição, sente as roupas ficarem folgadas, a autoestima melhora... É uma felicidade sem fim. Depois, quando está magro, parece que tudo fica para trás. - O que fazer Crie uma lista dos benefícios que surgiram durante o seu processo de perda de peso. Por exemplo: ganhei mais energia e disposição; parei de tomar remédio; diminuí o colesterol; voltei a vestir a calça que tanto gosto... E quando bater aquela sensação de que nada novo acontece, consulte a lista novamente para relembrar o que mudou com seu novo estilo de vida saudável.
A motivação é menor O dia a dia de quem mantém o peso talvez pareça uma rotina sem grandes novidades e isso faz com que muitas pessoas fiquem desestimuladas. - O que fazer Busque uma motivação que esteja relacionada a valores ou a um grande "porquê", como: "quero emagrecer porque me sinto feliz com uma forma física melhor" ou "porque quero ter disposição para brincar com meus filhos e netos". Relacionar a perda de peso a algo externo, como uma festa de casamento, será algo pouco duradouro.
Os comentários mudam Durante o processo de emagrecimento, recebemos vários feedbacks positivos de outras pessoas, que são como uma recompensa, mas que não duram muito tempo. Depois, a pessoa é incentivada a voltar a comer e os elogios deixam de existir. E torna-se comum ouvir frases do tipo: "Para com essa paranoia! Você já está magro e pode comer um docinho!". - O que fazer Quer uma boa razão para dizer não às tentações? Um estudo mostra que as pessoas que perderam muito peso e conseguem mantê-lo são aquelas que se controlam mesmo em festas.
Achar que nunca mais vai engordar O emagrecimento não deve ser encarado como algo momentâneo, mas como uma oportunidade para mudar comportamentos e hábitos de vida. - O que fazer Mantenha-se vigilante em relação à balança e defina um limite de oscilação de peso para não deixar a situação fugir ao controle (cerca de dois ou três quilos do que considera ideal). E pese-se com frequência para acompanhar. Ao notar que está engordando, foque na dieta para não perder o controle da situação.
Além dessas táticas, evite restrições drásticas, que deixam a dieta insustentável. Faça atividade física regularmente. Mais de 90% das pessoas que conseguem manter o peso praticam pelo menos 300 minutos de exercício por semana. E durma mais de cinco horas por noite e faça atividades de lazer para aliviar o estresse. Você tem alguma dúvida sobre o #ProjetoVivaBem? Envie-as agora para vivabemuol@uol.com.br! Teremos o maior prazer em respondê-las. FIQUE DE OLHO! Amanhã você vai receber na sua caixa de emails o novo treino. Descanse bem hoje para amanhã estar cheio de energia para encarar os exercícios. PUBLICIDADE | | |