Agência dos EUA aprova teste de saliva coletado em casa para coronavírus
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou hoje, para uso emergencial, o primeiro teste de diagnóstico de coronavírus com amostras de saliva coletadas em casa.
O exame foi desenvolvido pelo Laboratório Rutgers Clinical Genomics. No mês passado, a agência já havia aprovado um teste de diagnóstico para covid-19 com a opção de coleta domiciliar usando amostras retiradas do nariz dos pacientes com um cotonete.
"Autorizar testes de diagnóstico adicionais com a opção de coleta de amostras em casa continuará a aumentar o acesso de pacientes aos testes de covid-19" afirmou em comunicado o comissário da FDA, Stephen Hahn. "Isso fornece uma opção adicional para uma coleta fácil, segura e conveniente de amostras necessárias para testes sem precisar ir a um consultório, hospital ou local de teste."
O teste do Rutgers é prescrito apenas para o momento.
O paciente coleta uma amostra de saliva usando o kit de autocoleta e envia para teste no laboratório Rutgers, atualmente o único local que usa amostras de saliva para testar coronavírus, informou a FDA.
Além deste, a FDA autorizou mais de 80 testes covid-19, a maioria realizados por laboratórios privados ou instalações de pesquisa. "Oferecer mais opções para a coleta de amostras em casa é um importante avanço nos testes de diagnóstico durante essa emergência de saúde pública," afirmou Hahn.
Em 20 de abril, a FDA autorizou uma das maiores redes privadas de laboratórios dos EUA, a LabCorp, a analisar amostras nasais coletadas por pacientes em casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.