Agência europeia alerta que novas variantes de "alto" risco do coronavírus causarão mais mortes
O ECDC (Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças) disse nesta terça-feira (29) que há um "alto" risco de que as variantes do covid-19 recém-descobertas possam afetar ainda mais os cuidados médicos e causar mais mortes devido ao "aumento da transmissibilidade".
O Centro, com sede em Estocolmo, disse em um relatório que "embora não haja informações de que as infecções por essas cepas sejam mais graves", o fato de que elas se espalham mais facilmente significa que o impacto sobre "hospitalizações e mortes é avaliado como alto".
Como as variantes de vírus que circulavam anteriormente, o risco é particularmente maior para "aqueles em grupos de idade avançada ou com comorbidades", acrescentou a agência.
O relatório abordou especificamente as duas novas variantes descobertas no Reino Unido e na África do Sul, ambas apresentando sinais de "maior transmissibilidade".
Mais de 3.000 casos da variante do Reino Unido já foram registrados em dezenas de países da Europa e ao redor do mundo, de acordo com o ECDC.
Na África do Sul, mais de 300 casos de outra variante foram registrados e três casos da mesma variante foram confirmados na Europa, dois no Reino Unido e um na Finlândia, mas todos os três foram associados a pessoas que retornaram da África do Sul.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.