Rússia produzirá na Índia 300 milhões de doses anuais da Sputnik V
A Rússia anunciou, hoje, um acordo com o SII (Serum Institute of India), o maior fabricante de vacinas do mundo, para produzir 300 milhões de doses anuais da Sputnik V, o principal fármaco russo contra o coronavírus.
"Esta associação estratégica é uma etapa importante para aumentar de maneira considerável nossa capacidade de produção", declarou Kirill Dmitriev, presidente do Fundo de Investimentos Diretos russo (RDIF, em inglês), que financiou o desenvolvimento da vacina Sputnik V.
Segundo Dmitriev, as primeiras doses produzidas pelo SII chegarão em setembro, e "o processo de intercâmbio tecnológico já está bem avançado".
"O SII já recebeu amostras de células e de vetores do centro Gamaleya", o criador da vacina russa, afirma o comunicado.
De acordo com Adar Poonawalla, diretor do SII, "é essencial que a vacina russa esteja disponível para todas as pessoas na Índia e em todo mundo".
A Índia é o principal país com o qual a Rússia firmou parceria para produzir a vacina anticovid-19 Sputnik V. Além do acordo com o SII, outros também foram assinados com grandes grupos farmacêuticos indianos para produzir centenas de milhões de doses deste fármaco.
O SII já produz outras vacinas contra o coronavírus, como a da AstraZeneca.
De acordo com a RDIF, a vacina russa recebeu a aprovação de 67 países, nos quais vivem 3,5 bilhões de pessoas.
Sputnik V foi recebido com ceticismo fora da Rússia até que sua eficácia foi validada pela revista médica The Lancet em agosto de 2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.