Topo

Febre maculosa: como se prevenir do carrapato-estrela?

O carrapato-estrela, quando infectado pelas bactérias Rickettsia rickettsii ou Rickettsia parkeri, é o responsável por transmitir a febre maculosa - Getty Images
O carrapato-estrela, quando infectado pelas bactérias Rickettsia rickettsii ou Rickettsia parkeri, é o responsável por transmitir a febre maculosa Imagem: Getty Images

Do UOL, com informações da DW

14/06/2023 11h54

Após São Paulo confirmar três mortos por febre maculosa e um terceiro óbito suspeito, Campinas passou nesta terça-feira (13/06) a tratar da situação como um surto da doença. As quatro vítimas estiveram num evento numa fazenda da região no fim de maio, onde se suspeita que elas tenham sido infectadas.

Como se prevenir?

A melhor maneira de se prevenir é evitar o contato com o carrapato. Para isso, ao entrar em áreas de mata, recomenda-se o uso de calça, camisas de manga comprida, de preferência brancas, e sapato fechado, de preferência bota. Sempre que possível, evitar caminhar por áreas infestadas. Também é recomendado o uso de repelentes com o composto químico DEET.

Se levar o cão de estimação para passear em áreas rurais, ao voltar para a casa verificar se o animal está livre de carrapatos.

Após passeios, verificar se há algum carrapato preso ao corpo. Se sim, use uma pinça para agarrá-lo e remova-o cuidadosamente. Não o esmague com as unhas, pois pode haver liberação das bactérias que têm capacidade de penetrar em pequenas lesões na pele.

Trate o carrapato como se estivesse contaminado: mergulhe-o em álcool ou jogue no vaso sanitário. Limpe a área da picada com antisséptico e lave bem as mãos.

A febre maculosa é mais comum entre os meses de junho e novembro. O diagnóstico é confirmado com exame de sangue.