Espanha autoriza pela 1ª vez teste em humanos de vacina contra covid
A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários da Espanha autorizou hoje o primeiro teste clínico em humanos no país para uma vacina contra o novo coronavírus.
O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Salvador Illa, em entrevista coletiva. Ele explicou que a vacina em questão é a desenvolvida pela farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, e que 190 voluntários saudáveis entre 18 e 55 anos de idade participarão do ensaio.
Além da Espanha, dois outros países europeus, Bélgica e Alemanha, participarão desta etapa, que é a segunda de um total de três. A fase anterior foi conduzida nos Estados Unidos e também na Bélgica.
Um total de 550 voluntários saudáveis dos três países europeus participará do teste para avaliar a gama de doses e os diferentes padrões de administração.
A pesquisa será realizada em adultos e inclui dois grupos de voluntários, um de 18 a 55 anos e outro de 65 ou mais.
O recrutamento começará "imediatamente", segundo o ministro espanhol, e as análises clínicas no país serão realizadas nos hospitais La Paz e La Princesa, em Madri, e no Marqués de Valdecilla, em Santander.
A vacina da Janssen, chamada Ad26.COV2.S, utiliza uma tecnologia baseada em um adenovírus recombinante não-replicativo para gerar uma resposta imunológica contra uma das proteínas do coronavírus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.