Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


EUA aprovam extensão de 6 semanas no prazo de validade da vacina da Janssen

Vacina da Janssen passa a ter validade de quatro meses e meio nos EUA (antes era três meses) - KAMIL KRZACZYNSKI / AFP
Vacina da Janssen passa a ter validade de quatro meses e meio nos EUA (antes era três meses) Imagem: KAMIL KRZACZYNSKI / AFP

11/06/2021 08h30Atualizada em 11/06/2021 08h32

Washington, 10 jun (EFE).- A FDA (Food and Drug Administration), agência dos Estados Unidos similar à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), autorizou nesta quinta-feira (10) a extensão em seis semanas do prazo de validade da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Janssen, cujo período de armazenamento refrigerado passará de três meses para quatro meses e meio, informou a empresa.

"Estamos felizes de confirmar que a FDA autorizou a extensão da vida útil da vacina de dose única contra a covid-19", anunciou farmacêutica em comunicado.

A empresa da Johnson & Johnson ressaltou que a autorização "se baseou nos dados após os estudos de avaliação de estabilidade" que demonstraram que a vacina é eficaz "durante quatro meses e meio quando mantida refrigerada a uma temperatura entre 36 e 46 Fahrenheit (entre 2 e 8 graus Celsius)".

Dessa forma, aumenta a margem para que as mais de dez milhões de doses da farmacêutica sejam usadas no país, já que as autoridades advertiram que o prazo estava próximo do fim.

Apesar de ter sido uma das vacinas mais solicitadas no início, a paralisação de algumas semanas decretado em abril pela FDA para analisar raros casos de trombose em alguns vacinados reduziu a demanda pelo imunizante da Janssen nos EUA.

Mais da metade dos americanos com mais de 12 anos já estão completamente vacinados, e o número de contágios e mortes por covid-19 diários continua caindo no país, informaram na quarta-feira os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).