Ômicron dribla facilmente a imunidade natural após infecção por covid
A variante ômicron do coronavírus Sars-CoV-2 tem uma alta capacidade de driblar os anticorpos naturais gerados por um contágio anterior por covid-19, enquanto as pessoas vacinadas mostram uma resistência muito maior, de acordo com um estudo conjunto da Universidade de Genebra e do Hospital Universitário de Genebra, na Suíça.
A pesquisa concluiu que a ômicron tem uma capacidade excepcional de contornar a imunidade naturalmente desenvolvida pelo corpo após contrair outras variantes, como delta, alfa e gama.
Outra descoberta importante do estudo é que a capacidade da ômicron de causar hospitalizações e mortes é muito reduzida em pessoas que foram vacinadas contra a covid-19.
A equipe de pesquisa coletou amostras de sangue de 120 voluntários vacinados e não vacinados entre 28 e 52 anos de idade que haviam sido infectados antes ou depois de receber a vacina.
Os especialistas descobriram que as pessoas vacinadas têm dez vezes mais anticorpos do que aquelas que desenvolveram imunidade como resultado de uma infecção.
A combinação de anticorpos naturais e anticorpos induzidos por vacinas, conhecida como imunidade híbrida, surge como a barreira mais confiável contra a doença.
De acordo com os autores, é essencial manter a vigilância contra o vírus diante de sua "capacidade mutacional marcante" e após o forte aumento dos casos desde o surgimento da subvariante BA.5 da ômicron.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.