Quem almoça tarde engorda mais, segundo estudo
Para perder peso não é necessário regular apenas o que você come, mas também o horário das principais refeições. Segundo um novo estudo, publicado no International Journal of Obesity, o horário em que costuma almoçar é determinante para emagrecer.
Pesquisadores do Hospital Brigham and Women, em Boston, e da Universidade de Murcia analisaram 420 pessoas com excesso de peso que seguiram um programa de 20 semanas para perder peso.
A equipe dividiu os participantes em dois grupos: os que almoçavam em horários mais cedo e os que comiam mais tarde. A refeição proposta tinha 40% do total de calorias diárias. O estudo descobriu que as pessoas que se alimentavam antes das 15h perderam 30% mais peso do que aqueles que almoçavam mais tarde.
Além de perder menos peso, e de forma mais lenta, as pessoas com hábito de almoçar mais tarde apresentaram menor sensibilidade à insulina, um fator de risco para o diabetes. O estudo também verificou que essas pessoas ingerem menos calorias no café da manhã e são mais propensas a não almoçar corretamente.
Os pesquisadores também examinaram outros fatores tradicionais que desempenham papel importante na perda de peso, como a ingestão de calorias, hormônios do apetite, como leptina e grelina, e a duração do sono. Entre esses fatores não foram encontradas diferenças entre os dois grupos, o que sugere que o momento da refeição foi um fator importante para eliminar os quilinhos a mais.
A coautora do estudo Marta Garaulet, da Universidade de Murcia, afirmou ao Daily Mail que a pesquisa enfatiza que o momento da ingestão de alimentos em si pode desempenhar um papel muito importante na regulação do peso.
“As novas estratégias terapêuticas devem levar em conta, não só a ingestão de calorias e a distribuição de nutrientes, como é classicamente realizado, mas também o horário em que a alimentação é realizada”, afirma.
O estudo revelou que os horários das refeições menores, como lanche da tarde, não desempenham um papel importante na perda de peso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.