Dieta detox sem glúten e lactose ajuda a eliminar 3 quilos em dez dias
O Carnaval costuma deixar boas memórias e uma dose de nostalgia, mesmo para quem aproveitou a ocasião para descansar. No entanto, a folia também pode deixar alguns quilinhos a mais como recordação. "Nesse período, as pessoas não comem direito, consomem muitos alimentos gordurosos e ingerem bebidas alcoólicas. Isso pode acarretar o ganho de até 3 quilos”, explica a nutricionista Elaine Fontes, do Spa Loongevity by Sisley, que elaborou uma dieta detox sem glúten e sem lactose para emagrecer esse excesso em dez dias.
Adotada por muitas famosas, esse tipo de dieta tem como base alimentos desintoxicantes. "Quando a pessoa segue uma alimentação desregrada, ela está exposta a muitas toxinas prejudiciais ao fígado, ao rim e ao intestino. A dieta detox serve como uma faxina no organismo, pois ajuda a melhorar o funcionamento dos órgãos", orienta Fontes.
Além do glúten e da lactose, que são retirados para melhorar o funcionamento do sistema digestivo, as gorduras, carnes vermelhas e açúcares também são retirados do cardápio. "Tiramos alguns grupos de alimentos para colocar outros termogênicos que aceleram o metabolismo, bem como gorduras consideradas 'boas', como o azeite", justifica. O consumo de nutrientes ricos em vitaminas C, D, B12, selênio, acido fólico e ferro, que costumam estar presentes nas hortaliças, sementes e leguminosas, também está liberado.
Como a quantidade de calorias no cardápio é baixa, a dieta não deve ultrapassar dez dias. "Tem gente que acha que só porque deu resultado pode passar um mês com a mesma alimentação, mas pode ocorrer uma perda nutricional. É importante ter um acompanhamento", aconselha Fontes.
Líquidos à vontade
Para alcançar o resultado desejado o consumo de líquidos é um aliado no processo. A nutricionista afirma que chás e sucos são termogênicos muito importantes no processo de desintoxicação. "Os chás são diuréticos e ajudam a drenar; muitos também ativam o metabolismo, como o verde, o de gengibre e de hibisco", explica.
Já os sucos devem ser preparados em centrífugas, e não batidos no liquidificador, para preservar todas as propriedades presentes nas frutas. "Os sucos detox devem fazer parte da dieta, pois frutas como abacaxi, melancia e couve potencializam a dieta", revela.
A água também não deve ser deixada de lado. A recomendação da nutricionista ao seguir o cardápio detox é ingerir 2,5 litros por dia. "A água purifica o organismo. É tudo conjunto porque precisa tomar muita água, comer direitinho, sem pular refeições para eliminar os quilinhos a mais e melhorar o funcionamento do corpo", define.
Exercícios leves são indicados
Por ser uma dieta com poucas calorias diárias, não é recomendável praticar atividades físicas intensas, como musculação ou corrida. "Tem profissionais que permitem, mas é preciso ter acompanhamento, pois o gasto energético já é alto devido ao cardápio pouco calórico", afirma Fontes.
"A pessoa não vai conseguir fazer uma atividade muito pesada seguindo esse cardápio, pois quem faz academia precisa de um tipo de alimentação específico para suprir as necessidades", exemplifica. O ideal, segundo a nutricionista, é optar por uma caminhada leve durante esses dez dias.
Sugestão de cardápio
Café da manhã | 1 copo de suco de 200ml feita na centrífuga com uma maçã, uma pêra, um inhame e uma folha de couve manteiga 2 torradas sem glúten 2 colheres de chá de geleia de frutas sem adição de açúcar |
Lanche da manhã | ½ mamão papaya com uma colher de sopa de Chia 1 xícara de chá verde gelado |
Almoço | 2 colheres de sopa de arroz integral 1 filet médio de pescada branca grelhada Salada de alface, agrião, pepino, tomate cereja e rúcula ½ colher de sopa de orégano 1 colher de chá de azeite extra-virgem 2 colheres de sopa de beterraba e brócolis cozidos no vapor |
Sobremesa | 1 fatia de abacaxi com ½ colher de chá de gengibre ralado |
Lanche da tarde | 1 banana aquecida no micro-ondas com 1 colher de chá de canela em pó e 1 colher de sopa de castanha do pará picada |
Jantar | Um prato fundo de sopa de salsão, espinafre, cenoura, repolho roxo, painço, cebola e alho-poró |
Ceia | 1 xícara de chá de hibiscos, maracujá, alecrim e anis estrelada |
Veja algumas receitas de sucos desintoxicantes
Receita 1 | 4 folhas de couve 1 maçã ½ porção de gengibre Bata tudo na centrífuga |
Receita 2 | 1 xícara de chá de repolho roxo 1 laranja 1 pêra Bata tudo na centrífuga |
Receita 3 | 1 cenoura ½ colher de chá de canela em pó 1 tomate Bata tudo na centrífuga |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.