Estudo reativa consciência de homem que ficou 15 anos em estado vegetativo
Pesquisadores aumentaram o nível de consciência de um paciente que estava em estado vegetativo há 15 anos com uma técnica de estimulação nervosa.
O homem de 35 anos, que ficou inconsciente após um acidente de carro, foi capaz de mover a cabeça e arregalar os olhos após receber estímulos elétricos no nervo vago, responsável por conectar o cérebro ao restante do corpo.
Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.
Para conseguir o feito, os cientistas implantaram um pequeno aparelho elétrico no pescoço do paciente. O segundo passo consistiu em dar pequenos choques na região por um mês, quando o homem recuperou traços superficiais de consciência.
De acordo com registros da pesquisa, publicada na revista americana Current Biology, o homem mostrou melhoras significativas em termos de atenção, movimento e atividade cerebral.
Ele começou a responder a ordens simples, como seguir um objeto com os olhos e virar a cabeça. Também parecia mais alerta e era capaz de ficar acordado enquanto escutava seu terapeuta ler um livro.
Apesar dos resultados otimistas, o tratamento não devolveu ao paciente seu estado original de consciência. Em vez disso, foi considerado que ele passou de um estado vegetativo a "um estado de consciência mínima", segundo exames cerebrais.
Isto significa que a "consciência se mantém gravemente alterada mas, em contraste com o estado vegetativo, há uma mínima evidência comportamental de consciência pessoal ou do contexto", explicou Tom Manly, especialista em ciências cerebrais da Universidade de Cambridge.
*Com agência AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.