Barrinha de cereal: saiba como comprar a mais saudável para sua dieta
As barras de cereais figuram entre as primeiras posições na lista dos alimentos rotulados de práticos e saudáveis. Quem nunca recorreu a elas na correria do trabalho, entre um compromisso e outro ou até mesmo já transformou a tal barrinha no lanche oficial de toda as tardes? A questão é que nem sempre são tão cheias de qualidades quanto se pensa. Aliás, jamais podem servir como substitutas de uma das refeições principais. Muitas delas são carregadas de carboidratos simples, como o açúcar. E gorduras nem tão boas também.
Muitas barrinhas têm açúcar adicionado na composição, o que aumenta a quantidade de calorias. Se trazem chocolate, o valor calórico aumenta ainda mais e talvez seja o caso de abrir mão desse ingrediente, preferindo aquelas feitas com frutas secas ou oleaginosas, como nozes e castanhas. Elas também são calóricas, mas no caso a energia vem de gorduras bem-vindas à saúde.
Lembre-se: uma boa barrinha de cereal nunca oferece menos do que 3 gramas de fibras por unidade. Elas deveriam ser destaque em qualquer composição desse tipo de alimento. Que, aliás, faz da presença de fibras para garantir saciedade uma espécie de apelo. Mas, nesse quesito, nem sempre uma barrinha cumpre o que promete.
Especialistas consultados: Letícia Fontes, nutróloga da Clínica MEI - Medicina Integrativa; Marcela Rossini Montenegro, nutricionista da Estima Nutrição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.