Seu nariz tem hora para funcionar e pode te dar vontade de comer mais
Você sabe quando seu nariz funciona melhor? A sensibilidade do olfato pode mudar durante as 24 horas do dia e nosso nariz é mais capaz de fazer seu trabalho no período que antecede o sono, segundo um estudo publicado mês passado.
O trabalho, relatado no jornal Chemical Senses, é parte de um impulso maior para explorar se os sentidos de olfato e paladar dos adolescentes influenciam a obesidade. Rachel Herz, pesquisadora sensorial da Universidade Brown, e seus colegas projetaram esse estudo para ver se haveria horas do dia nas quais o olfato era mais poderoso – fazendo talvez com que o cheiro do alimento fosse especialmente convidativo.
Para a experiência, 37 adolescentes com idades entre 12 e 15 anos foram ao laboratório para uma longa festa do pijama. Por nove dias, eles seguiram um calendário estrito para permitir que os pesquisadores focassem no relógio circadiano, que ajuda a controlar o despertar e o sono, mas também as influências de outros processos no corpo, incluindo o metabolismo.
Apesar de mais pesquisas serem necessárias para testar se os resultados se aplicam totalmente aos adultos, Herz diz que à medida que as pessoas crescem, a composição dos receptores de cheiro dentro do nariz não parece mudar, embora haja evidências de que o relógio corporal talvez se transforme.
O resultado mostrou que o período em que o nariz das crianças era mais sensível tendia a corresponder à noite, com média de pico às 21h.
A dica é tentar se controlar durante a noite para não deixar o cheiro de nenhuma guloseima te provocar.
O olfato estava em seu fluxo mais baixo, curiosamente, das duas da madrugada às dez da manhã.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.