Meus pés sempre estão inchados, o que pode ser?
"De vez em quando, fico com os pés inchados. Isso pode ser hipertensão ou má circulação sanguínea?"
Existem diversas causas para o inchaço nos pés. Algumas pessoas têm tendência, sem que apresentem qualquer problema de saúde. Mas tanto a má circulação quanto a hipertensão podem causar inchaço nos membros inferiores.
Enquanto a pressão alta altera o funcionamento do rim, dificultando a filtração da urina e retendo água no corpo todo (causando o inchaço), a má circulação leva a um aumento da pressão nas veias das pernas ou até mesmo uma insuficiência em pequenas válvulas que ficam dentro delas --deixando o fluxo sanguíneo lento e favorecendo o edema.
Anemia e outras alterações sanguíneas, como a falta da proteína albumina em circulação, que geralmente são provocadas por uma insuficiência renal ou hepática, também causam o sintoma.
Às vezes, os pés também podem inchar por causa do uso de medicamentos --principalmente, os usados para controle da pressão arterial. Doenças cardiovasculares, nos rins e no fígado também costumam provocar o sintoma. Mas só um médico pode pedir exames capazes de apontar a verdadeira causa e tratar o inchaço recorrente.
Fontes: Marcos Knobel, cardiologista do Hospital Israelita Albert Einstein; Celso Amodeo, cardiologista e especialista em hipertensão do HCor (Hospital do Coração); João Vicente da Silveira, cardiologista do Hospital Sírio Libanês.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.