Nada de positividade: o que reduz o estresse é mindfulness, diz estudo
Se você faz parte do (grande) grupo de pessoas que odeiam esperar, temos uma solução --e, não, ela não sugere pensar positivo.
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia testou a efetividade de diversas técnicas para acabar com o sofrimento da espera: distrair-se, tentar ficar positivo, esperar pelo pior. A especialista Kate Sweeny, responsável pela pesquisa, descobriu que nenhuma dessas opções funciona na redução do estresse e podem inclusive piorá-lo.
Veja também:
- Mindfulness: saiba como aplicar esta técnica de meditação no seu dia a dia
- Meditar 10 minutos por dia já ajuda pessoas ansiosas, aponta estudo
- Mindfulness vs. meditação: afinal, qual é a diferença entre as técnicas?
Contudo, Kate e seus colegas encontraram algo que pode ajudar: acrescentar a todas essas táticas ineficazes uma meditação mindfulness, ou seja, focar no presente por meio da meditação.
Publicado no periódico Personality and Social Psychology Bulletin, o estudo mostrou que mindfulness é uma espécie de antídoto para a “maldição da espera”, que foca no passado ou no futuro e é representada por questões como “Por que eu disse aquilo?” e “E se as coisas não acontecerem de tal jeito?”
“Nós tentamos predizer o destino e ganhar um senso de certeza e controle sobre nossas vidas”, disse Kate. “Sabemos de diversas pesquisas que a ruminação (pensamentos repetitivos sobre o passado) e a preocupação (pensamentos repetitivos sobre o futuro) são bastante desagradáveis e podem até fazer mal à saúde ou bem-estar, então é importante procurar por soluções.”
O estudo foi realizado com 150 estudantes que estavam esperando por um resultado de uma prova. Até as notas serem publicadas online, eles esperaram quatro meses. Nesse meio tempo, responderam questionários e fizeram 15 minutos de meditação guiada por áudio, uma vez por semana. No fim do teste, os estudantes que praticaram mindfulness ficaram menos estressados e mais calmos.
“Nós sabemos que a meditação é uma ótima maneira de reduzir o estresse do dia a dia, mas nosso estudo é o primeiro a ver se ela também facilita a espera por notícias significantes”, disse a pesquisadores. O estudo também é o primeiro a identificar uma estratégia que ajuda as pessoas a esperar melhor, e também mostra que até uma meditação breve e não-regular pode ajudar.
A tática de mindfulness não requer treino ou dinheiro, apenas um pouco de tempo e vontade. “Praticar por até 15 minutos uma vez por semana, que foi a média de meditação realizada pelos participantes, foi suficiente para reduzir o estresse.”
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.