Como aliviar a TPM? Maneire no café e coma melancia e doces
Durante o período menstrual acontece uma série de alterações hormonais e nos neurotransmissores no cérebro das mulheres. A "culpa" de tudo isso é que, na segunda metade do ciclo, a serotonina diminui e a progesterona aumenta. Enquanto a queda da primeira faz com que apareça o estresse, cansaço e a compulsão por doces, o aumento da segunda é responsável pelos sintomas físicos --dor nas mamas, inchaço, espinhas e etc.
Claro que uma série de fatores, externos e hereditários, influenciam na TPM. Ainda que a tensão não seja considerada uma doença, se os sintomas durante o período forem muito intensos, o ideal é buscar ajuda médica.
Abaixo, a ginecologista Mara Diegoli, estudiosa sobre a TPM e autora do livro "Vencendo a Tensão Pré-Menstrual", lista os alimentos que ajudam a passar por esse período de forma mais leve e quais são os alimentos que devem, preferencialmente, ser evitados.
Coloque no prato
Doces
A queda da serotonina provoca mau humor, estresse e compulsão por doces. Tudo porque eles liberam endorfina, substância que alivia a dor e a tensão e está associada à felicidade e bem-estar. Ainda que o doce melhore a sensação, é importante lembrar que a TPM passa, mas as calorias ingeridas ficam. Por isso, nada de acabar com a caixa inteira de bombom usando a TPM como desculpa. Consuma doces com moderação.
Chás calmantes
Os chás calmantes, como camomila e erva doce, são uma boa pedida. Além de diminuírem a irritabilidade e a ansiedade, eles podem ajudar a dormir melhor e ainda são bons para reduzir o inchaço. Tudo porque o chá inibe o ADH, hormônio que atua como um freio nos rins, impedindo ele de funcionar. Com o ADH suprimido, os dutos renais ficam mais permeáveis à água, ou seja, aumenta o volume de líquido excretado por meio da urina, reduzindo o inchaço.
Melancia
A fruta é diurética por conter um bom volume de água e potássio na composição. Esse mineral precisa estar em equilíbrio com o sódio para que o corpo pare de reter líquidos e desinche.
Arroz integral
O alimento é fonte de vitamina B6, que atuaria como precursor da serotonina, ou seja, conseguiria aumentar sua produção, que está em baixa nesse período. O aumento desse neurotransmissor reduz as dores de cabeça e outros sintomas psíquicos do período.
Espinafre
Verduras fontes de vitamina E, como o espinafre, podem melhorar as dores nas mamas -queixa comum durante a TPM. Essas dores ocorrem por conta do aumento da prostaglandina, substância que age como hormônios, mas não entra na corrente sanguínea. Quando ela está aumentada, é normal sentir dor nas mamas, na cabeça e cólicas. A vitamina E aumenta a prostaglandina benéfica e diminui a que aumenta os sintomas dolorosos.
Óleos vegetais
Esses óleos também tem a capacidade de aumentar a prostaglandina benéfica, diminuindo a que causa dores. Por isso, eles são indicados para melhorar a mastalgia (dores nas mamas) e outros sintomas dolorosos da TPM.
Melhor maneirar
Alimentos industrializados
Uma das queixas comuns da TPM é o inchaço. Por isso, vale a pena repensar o consumo dos alimentos industrializados nesse período. É que eles são extremamente ricos em sódio, mineral que quando consumido em exagero, faz com que o organismo retenha mais líquido. Tudo na tentativa de manter as concentrações de sódio e potássio em equilíbrio no organismo.
Café e bebidas energéticas
Sabemos que quando a serotonina está em baixa, o mau humor, estresse e irritabilidade prevalecem. Por isso, é interessante evitar alguns estimulantes, como o café e as bebidas energéticas. Eles atuam em receptores cerebrais que fazem com que a ansiedade dispare, piorando esses sintomas psíquicos da TPM.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.