Busca por perfeição cresceu 33% em cerca de 30 anos, mostra estudo
Você gasta minutos do seu dia para postar aquele selfie perfeito? Ou fica triste ao comparar seu corpo com o de influenciadores fitness ou quando comete alguma gafe no trabalho? De acordo com uma pesquisa publicada pela Associação Americana de Psicologia, você não está sozinho e faz parte de um grupo que só tem aumentado nos últimos anos.
Quando comparados com as gerações anteriores, os jovens de hoje teriam maior obsessão por parecerem perfeitos e isso estaria causando danos para a saúde mental e física deles. Essa tendência aumentou cerca de 33% nos últimos 27 anos, como mostra o estudo que acompanhou 41.641 estudantes universitários americanos, canadenses e britânicos de 1989 a 2016.
Leia mais:
- Ela quer desmistificar a ioga: 'Sei que a perfeição das redes não ajuda'
- Blogueira revela truques que mudam o corpo em fotos do Instagram
O método para chegar a essa conclusão foi o seguinte: ao longo dos anos, todos esses estudantes completaram o questionário intitulado “Escala Multidimensional do Perfeccionismo”, desenvolvido pelos pesquisadores Paul L. Hewitt e Gordon L. Flett.
Em geral, as descobertas indicam que as mais recentes gerações de jovens acham que as pessoas exigem mais delas, que elas exigem mais dos outros e que, inclusive, exigem mais de si mesmos. Os pesquisadores ainda definiram o perfeccionismo como algo irracional e inatingível.
A conclusão do estudo ainda diz que: “As culturas [americana, britânica e canadense] se tornaram mais individualistas e materialistas nesse período. Os jovens agora enfrentam ambientes mais competitivos, têm expectativas fora da realidade e convivem com pais mais ansiosos do que as gerações anteriores”.
As principais causas pelo aumento do perfeccionismo, de acordo com a publicação, seriam justamente o fortalecimento do neoliberalismo e do individualismo competitivo; o surgimento da meritocracia e pais cada vez mais controladores e ansiosos. Você concorda que o perfeccionismo tem crescido?
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.