Não desista! Estudo revela truques para seu filho amar alimentos saudáveis
Quer saber a melhor dica para seu filho comer bem? Sua perseverança. Pois é, um novo estudo mostrou que a exposição repetida a uma variedade de alimentos saudáveis durante o período pré-natal e infância pode aumentar a ingestão de comidas saudáveis.
Isso quer dizer que insistir em mostrar alfaces e brócolis para seus filhos pode ajudar na alimentação deles. Então, não desista e sempre coloque salada no prato da criança -por mais que ela diga que odeia.
Veja também:
- Mãe obesa, filho com problemas de saúde? Não é bem assim
- Insônia de família: sono da criança tem relação com descanso da mãe
- Descer no colo dos pais em escorregador aumenta risco de fraturas
As dietas variadas e a persistência na exposição de alimentos saudáveis são fundamentais para promover comportamentos alimentares saudáveis, segundo a revisão publicada no Obesity Reviews, liderada pela Stephanie Anzman-Frasca, da Universidade de Buffalo, nos EUA.
“Queríamos fazer recomendações aos pais e cuidadores sobre qual a melhor forma de encorajar a alimentação saudável das crianças, começando o mais cedo possível”, afirmou Anzman-Frasca.
Os cientistas basearam suas orientações em dados coletados em mais 40 pesquisas sobre como crianças e bebês desenvolvem suas preferências por vegetais e frutas.
Tal mãe, tal filho
A alimentação saudável começa na gravidez, segundo o estudo. Os sabores da dieta da mãe atingem a criança no útero, então, se a gestante come bem, o feto fica exposto a esses sabores.
Após o nascimento, se a mãe amamentar, o bebê também se beneficia da exposição a sabores de uma alimentação saudável através do leite materno.
Estas duas exposições iniciais familiarizam o bebê com sabores variados e específicos, preparando o cenário para a aceitação posterior dos sabores de alimentos sólidos saudáveis.
Ofereceu um alimento saudável? Repita!
Mesmo após a infância, expor repetidamente os filhos a comidas que eles rejeitaram anteriormente pode ajuda-los a aceitar e gostar desses alimentos. A insistência é poderosa.
“Esse método de simplesmente repetir a exposição da criança a alimentos saudáveis funciona e há uma sólida base de evidências”, disse Anzman-Frasca.
Existem muitos estudos com crianças em idade pré-escolar que começam não gostando de pimentas vermelhas ou abóboras, por exemplo, mas depois de cinco a seis sessões onde esses alimentos são oferecidos repetidamente, e eles acabam gostando.
No geral, com todos os estudos, nossa recomendação mais forte para os pais é: NÃO DESISTA!"
Enfatizou Anzman-Frasca.
Comemore a vitória da dieta saudável
Outra estratégia pode ser recompensar a ingestão de alimentos saudáveis. Mas o método exige muito cuidado. Primeiro, porque é preciso prestar atenção para não dar doces como recompensa; e segundo pois algumas evidências mostraram que esse plano pode diluir o poder da técnica de exposição repetida a alimentos saudáveis.
Os pesquisadores sugerem que você comece com abordagens simples, como a repetição, e reserve outras táticas para os casos em que é necessário uma motivação extra para a degustação inicial.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.