Saiba quais alimentos mancham os dentes e garanta um sorriso branquinho
Sabemos que ter uma boca saudável faz toda a diferença em nossa autoestima e vida social. No entanto, é normal que, com o envelhecimento, os dentes percam seu tom naturalmente branco e ganhem manchas.
O problema pode ter origem intrínseca, devido a características da estrutura interna dos dentes, que acabam por alterar a cor, e extrínseca, relacionada a hábitos como o tabagismo, a falta de higiene e a alimentação.
Sim, o que você come pode deixar seus dentes amarelados antes do tempo. Isso porque, muitos alimentos contêm substâncias que, além de manchar, deterioram o esmalte dentário. Confira alguns exemplos e tome cuidado!
Veja também:
- Pesquisa estuda efeitos da música durante tratamento dentário
- Por que você deve cuidar muito bem dos seus dentes desde já
- 55% das pessoas com sepse, que matou ex-Dominó, não sobrevivem
• Beterraba A culpa é da cor intensa do vegetal. O risco de provocar manchas é maior quando consumida em forma de suco.
• Café Causa um escurecimento do dente de dentro para fora. Mas, calma! Não é aquele único cafezinho que você toma após o almoço que vai gerar manchas. O processo acontece no decorrer da vida.
• Chá Contém substâncias chamadas taninos (também presentes no café e no vinho tinto), que provocam manchas. Alguns especialistas sugerem acrescentar um pouco de leite ao líquido, por conta da caseína, que ajudaria a neutralizar os prejuízos trazidos pelos taninos.
• Curry Apesar de deixar as comidas com ótimo sabor, a especiaria pode manchar seus dentes devido à intensa pigmentação que possui.
• Molho de soja e de tomate De forma geral, molhos escuros podem deixar os dentes amarelados.
• Frutas de tons vermelhos e roxos Geram as manchas especialmente por serem ácidas ou fortemente pigmentadas. Além disso, são cheias de frutose (o açúcar das frutas), que abre caminho para bactérias se instalarem nos dentes e causarem danos e descoloração
• Vinho Sua acidez contribui para a desmineralização dos dentes, o que permite a adesão dos pigmentos naturais da bebida com maior facilidade.
Quero comer esses alimentos. E agora?
Para reduzir o péssimo efeito que esses alimentos causam aos dentes, faça um bom bochecho apenas com água imediatamente após comer. Evite escovar os dentes nesse momento. Isso porque, a ação mecânica da escovação logo depois de consumir substâncias ácidas favorece a remoção de mineral da superfície dental. O ideal é esperar pelo menos uma hora para limpar os dentes.
Maçã salvadora?
A sabedoria popular diz que maçã tem o poder de limpar os dentes tanto quanto a dupla escova e creme dental. Apesar de ser uma crença exagerada, e de não existirem evidências científicas, não é totalmente errada.
Mastigar essa fruta após a refeição, de acordo com alguns especialistas, realmente ajudaria a remover as sujeiras superficiais sobre e entre os dentes.
Além disso, o ato de morder a casca teria a função de reduzir a placa bacteriana dos dentes da frente e, eventualmente, dos do fundo. Outros benefícios ainda estão sendo discutidos, mas vale lembrar que a fruta possui açúcar e não diminui a necessidade de uso dos métodos de higienização bucal.
Outras frutas e legumes crocantes, como aipo e cenoura, também agiriam como "escovas" durante a mastigação e ajudariam a remover parte da placa bacteriana, mas não dispensam a correta higienização.
De forma geral, para evitar as complicações ligadas à acidez na boca, é fundamental escovar os dentes com a técnica certa, usar escova de dente com cerdas macias, creme dental com baixa abrasividade e visitar regularmente o seu dentista.
Fontes: Patrícia Freitas, professora associada do Departamento de Dentistica da Faculdade de Odontologia da USP e conselheira da Clínica Maxilart; Associação Brasileira de Odontologia; Diego Borrajo, dentista com especialização em ortodontia; Sanmy Saraiva, dentista especializado em prótese e procedimentos estéticos em geral.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.