Tratar candidíase com iogurte ou alho funciona?
Muitas mulheres procuram cada vez mais soluções naturais para resolver problemas de saúde. E, entre as doenças ginecológicas que mais têm sido tratadas com métodos alternativos está a candidíase --infecção por fungo bastante comum no verão. Banhos de assento, chás, mudanças na alimentação, como comer mais iogurte, e até colocar um dente de alho na vagina são algumas das recomendações populares para acabar com o problema. Será que resolve?
Veja também:
- 8 motivos pelos quais as mulheres podem estar sentindo dor durante o sexo
- Remédio antifúngico mata células resistentes em casos de câncer colorretal
- Calcinha antibactéria inibe odor e coceira, mas boa higiene também faz isso
O alho acaba com a candidíase?
Primeiro vamos entender o que é a candidíase, uma das infecções que mais acomete a região íntima feminina. Ela é causada pela presença de fungos (Candida albicans). O alho até contém alicina, substância com propriedades bactericidas, mas isso não garante que ele acabe com fungos.
Colocar o alimento na vagina ainda pode causar irritação e piorar o quadro local.
E o iogurte, resolve?
No caso do iogurte, não existe consenso médico sobre a influência da ingestão de açúcares, lácteos, probióticos, lactobacilos ou gordura no ambiente natural da vagina. Portanto, não dá para cravar que o alimento cause alguma alteração positiva.
Fontes: Barbara Murayama, médica ginecologista responsável pela Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho; Iara Linhares, livre docente pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), chefe do Ambulatório de Imunologia e Infecções do Trato Reprodutivo do Hospital das Clínicas e pesquisadora da Cornell University, nos EUA; e Ana Katherine da Silveira Gonçalves, membro da comissão de doenças infecto-contagiosas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.