Cura da calvície? Cientistas criam pele capaz de produzir fios de cabelo
Você gosta das suas madeixas e morre de medo de perdê-las? Ou já está com a cabeça lisinha e tem saudades dos fios? A ciência poderá ajudar. Um estudo feito por especialistas da Universidade de Medicina de Indiana, nos Estados Unidos, conseguiu progredir na questão de manter os cabelos.
Usando células-tronco de camundongos, os cientistas conseguiram fazer crescer o que eles apelidaram de “pele peluda”, segundo entrevista ao Daily Mail.
Veja também:
- Jovem fica completamente careca por conta de intolerância à lactose
- Vitamina comum em suplementos para cabelos altera exame de tireoide
- Eterno dilema: lavar ou não os cabelos após o treino? Saiba o que fazer
O nome pode não ser atraente, mas na realidade é apenas um tecido de pele desenvolvido em laboratório que se parece mais com cabelos naturais do que qualquer outro modelo anterior e que poderia ser usado como tratamento para acabar com a calvície.
Mas não é só a notícia que é boa, a história por trás da descoberta também. O professor Karl Koehler estava usando células-tronco para criar pequenas versões de órgãos reais, conhecidos como organoides. Sua ideia era criar pequenas versões do ouvido interno, em uma tentativa de curar a surdez. Porém, sem querer, ele notou que sua experiência estava gerando células de pele.
Ele decidiu explorar a oportunidade e colocou folículos pilosos, as estruturas capazes de produzir pelos, na pele – por que não? Assim, ele observou que um único pedacinho de pele desenvolvida em cultura continuava formando camadas superiores e inferiores de pele, o que mostrou que estava se desenvolvendo.
Para dar uma ideia aos leigos, Koehler explicou de um jeito mais simples: a pele se desenvolve como uma bolinha e os folículos pilosos crescem para fora em todas as direções, como se fossem aquela flor dente-de-leão.
É claro que novos testes ainda serão feitos, mas os cientistas estão otimistas e sentem que as pesquisas para o fim da calvície deram um grande passo.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.