Dieta mediterrânea aumenta chance de sucesso na fertilização artificial
Seguir a dieta mediterrânea, que inclui grandes quantidades de frutas e legumes, grãos integrais, azeite, peixes, laticínios e vinho, bem como uma ingestão limitada de carne vermelha, doces, frituras e gorduras, parece trazer bem mais benefícios do que o emagrecimento.
Uma nova pesquisa mostrou que a fertilização in vitro em mulheres de até 35 anos tem mais chances de sucesso quando a mãe segue esse tipo de dieta por seis meses antes do procedimento.
Leia também:
- Diabetes tipo 2 pode ser tratado apenas com a alimentação?
- Dieta que reduz risco de Alzheimer também é indicada para AVC
- Dieta mediterrânea minimizaria a fraqueza na terceira idade
Publicado no periódico Human Reproduction nesta terça-feira (30), o estudo teve acesso as dietas de 244 mulheres, por meio de um questionário para suas primeiras reproduções assistidas. As perguntas eram sobre a frequência com que elas consumiram certos grupos alimentares nos seis meses que antecederam a fertilização.
Depois, os pesquisadores, liderados pelo professor Nikos Yiannakouris, do Departamento de Nutrição e Dietéticos da Harokopio University of Athens, na Grécia, dividiram as mulheres em três grupos, dependendo de sua aderência à dieta mediterrânea. No resultado, quem seguiu esse tipo de dieta teve altas taxas de gravidez (50%) e maiores índices de sobrevivência dos bebês (48,8%).
“A mensagem importante de nosso estudo é que mulheres tentando a fertilização deveriam ser encorajadas a seguirem uma dieta mais saudável, como a Mediterrânea, porque ela aumenta as chances de uma gravidez de sucesso”, disse Nikos.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.