Acupuntura ajuda a emagrecer?
Hoje, a obesidade é considerada um grande problema de saúde pública, pois está associada a doenças como diabetes, colesterol, pressão alta e até câncer. A dupla alimentação saudável e atividade física certamente é a mais eficiente para quem quer se livrar do excesso de peso. Porém, frequentemente nos deparamos com táticas que dizem ajudar na luta contra a balança. Entre elas está a acupuntura, técnica milenar da medicina chinesa que muitas pessoas estariam utilizando para esse fim.
Fazer acupuntura é eficiente para perder peso?
Ainda não há estudos realizados com metodologia científica que comprovem que a acupuntura ajuda a emagrecer ou interfere de alguma maneira na queima de gordura. No entanto, alguns médicos defendem que investir na técnica pode ser uma boa para quem luta contra a obesidade. Motivo: o tratamento pode minimizar desequilíbrios emocionais que interferem nos hábitos alimentares e dificultam o emagrecimento.
A acupuntura ajuda você a comer melhor?
Está comprovado que o estresse e a ansiedade podem contribuir para o ganho de peso, pois desenvolvem compulsões e compensações que interferem na escolha racional dos alimentos. Explicando de maneira simples, isso significa que a tensão e as angústias do dia a dia fazem com que você muitas vezes busque conforto em comidas que trazem prazer (calóricas). A acupuntura ajudaria na medida que melhora o estado emocional e o humor. Isso pode inibir compulsões alimentares e evitar que você sabote frequentemente a dieta.
Fontes: Walmir Coutinho, médico endocrinologista e diretor do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); Marcia Yamamura, chefe do ambulatório de Acupuntura da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp)
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.