Devorar o almoço sem mastigar direito pode aumentar o risco de obesidade
Você é daqueles que compra seu almoço correndo e vai devorando a caminho do trabalho? Ou então o que almoça um lanche na mesa em segundos por precisar terminar uma apresentação que era para ontem? Cuidado, esse hábito está longe de ser saudável.
Uma nova pesquisa, publicada no periódico BMJ Open, mostrou que quanto mais rápido a pessoa come, mais provável é que ela esteja sobrepeso.
Veja também:
- Quem perde peso têm mais fome, o que dificulta se manter magro
- Comer devagar ajuda você a emagrecer
- Dieta vegana melhora marcadores de diabetes em adultos obesos
Pesquisadores japoneses estudaram mais de 59 mil pessoas que receberam diagnóstico de diabetes tipo 2, segundo publicação do The New York Times.
Em consultas periódicas que duraram seis anos, os voluntários foram examinados para uma coleta de dados sobre obesidade, circunferência abdominal, hábitos alimentares, sono, consumo de álcool, medicamentos e se fumaram ou não.
Com essa montanha de informações, os cientistas categorizaram as respostas por pessoas que comiam rápido, normal e devagar, de acordo com os auto relatos.
Os resultados mostraram que, em comparação com os devoradores lentos, os comedores normais eram 29% mais propensos a obesidade. Já os ágeis, tiveram índices de 42% mais chances de obesidade.
A pesquisa mostrou que há relação entre os hábitos e, para os pesquisadores, a hipótese aceita é que os comedores rápidos comendo sem freio e não conseguem perceber que já ingeriram alimentos suficiente e estão satisfeitos. Enquanto isso, os comedores lentos têm tempo para a se sentirem cheios e aos poucos param de comer, sem cometer abusos e exageros.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.