Está sem tempo e quer um congelado saudável? Aposte na seleta ou hambúrguer
Nuggets, lasanha, batata frita, pizza. Essas com certeza são opções de alimentos que vêm à sua cabeça quando se fala em congelados. Apesar de a onda das marmitas fit ter estimulado o mercado de congelados e introduzido produtos saudáveis às geladeiras de alguns pontos de venda, ainda é preciso cuidado para não cair em ciladas.
Mesmo sob o título de refeição saudável, o congelado pode ser extremamente industrializado. Alguns deles são ultraprocessados, ou seja, prontos para o consumo, mas cheios de conservantes, corantes, substâncias extraídas de alimentos ou ainda sintetizadas em laboratório, de acordo com a nutricionista Aline Richter, vice-presidente da APAN (Associação Paulista de Nutrição).
Leia também:
- Compulsão alimentar durante a noite? Pode ser culpa dos hormônios
- O quanto de proteína você realmente precisa consumir por dia?
- Chá de saquinho tem os mesmos benefícios que o de folhas?
“Esse tipo de produto não é recomendado para ninguém, uma vez que pode trazer diversos problemas para a saúde como diabetes, hipertensão e obesidade”, diz ela. Recentemente, inclusive, um estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, relacionou o consumo de ultraprocessados ao câncer.
No entanto, se você não tiver escolha e precisar investir em um alimento congelado, os hambúrgueres e os legumes são os mais recomendados, segundo todas especialistas consultados pela reportagem. “Apesar de ser sempre importante olhar os rótulos, alguns legumes e hambúrgueres têm apenas compostos naturais e sódio controlado”, explica a nutricionista Livia Hasegawa, especialista em fisiologia do exercício e em nutrição clínica funcional. De acordo com Hasegawa, essas opções costumam ter o "rótulo mais limpo”, com menos substâncias sintéticas.
Há poucas opções no mercado de hambúrguer ou seleta que passam por estes critérios
Mesmo entre a seleta e o hambúrguer, há os que são melhores. Se for escolher esses alimentos congelados, olhe o rótulo e evite os que contenham os nomes abaixo:
- Gordura vegetal hidrogenada;
- Oleosinteresterificados;
- Xarope de frutose;
- Isolados proteicos;
- Agentes de massa;
- Espessantes;
- Emulsificantes;
- Corantes;
- Aromatizantes;
- Realçadores de sabor.
Como escolher o melhor congelado?
De forma geral, a única forma de saber se um alimento pronto é saudável ou não é olhando a lista de ingredientes no rótulo mesmo. “Se aparecer um nome esquisito, evite. O ideal é que o rótulo contenha ingredientes naturais, ou seja, comida de verdade. Se não tiver açúcar e conservantes, ótimo, e sódio só até 500 mg por refeição”, diz Hasegawa.
Segundo a nutricionista Daniela Cierro, da ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), o prato saudável congelado é aquele que evita preparações fritas submersas em gordura, não utiliza gordura trans e não contém excesso de gorduras totais, sódio e açúcar.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os alimentos apresentam quantidades excessivas de gorduras, açúcar e sódio quando: a quantidade de açúcar representar 10% ou mais do total de calorias; as calorias associadas a todas as gorduras somarem 30% ou mais de todo o valor energético do alimento; a proporção de sódio, em miligramas, em relação às calorias for de um para um ou mais.
Claro que é sempre melhor optar por alimentos frescos, já que alguns nutrientes se perdem no congelamento. “Frutas, verduras e legumes, quando congelados, perdem uma parte de seus nutrientes, principalmente vitaminas, pois são mais sensíveis a esse processo”, explica Richter. “Só vale a pena investir em comidas congeladas se elas forem de boa qualidade e se você realmente não tem tempo ou não sabe cozinhar”, acrescenta ela.
Se esse for o seu caso, esses produtos ajudam a ter sempre uma opção prática no congelador, o que colabora na hora de evitar lanches, fast-food e delivery. Mas lembre-se: a comida mais saudável é sempre a preparada na hora por você.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.