O que causa a retração na gengiva, tem como tratar?
"Minha dentista disse que tenho retração severa de gengiva. Por que isso ocorre? A única opção de tratamento é a cirurgia?"
As causas para a retração são diversas, mas a inflamação gengival é uma das principais. Ela acontece pela presença da placa bacteriana, formada pelos restos de alimentos que ficam na boca. Quando os dentes não são higienizados corretamente, as bactérias se aderem aos dentes e ao espaço entre eles e a gengiva --irritando a mesma.
O organismo responde a essa agressão provocando uma inflamação, que é a gengivite. Se essa irritação perdurar, a gengivite se torna uma periodontite, estado em que ela agride não só a gengiva, mas o osso. Com isso, a gengiva que estava sendo sustentada por aquele osso começa a se retrair.
Leia também:
- Seu creme dental funciona? Estudo encontra problemas em nove pastas
- Para aliviar a sensibilidade nos dentes, é melhor evitar café e doces
- Por que você deve cuidar muito bem dos seus dentes desde já
Além disso, a retração também pode ser causada por uma escovação muito forte ou por traumas na mordida, causados por dentes tortos, bruxismo, aparelhos ortodônticos e implantes. No entanto, hereditariedade também pode ser um fator, fazendo com que a pessoa tenha, por natureza, um tecido gengival mais fino, insuficiente ou frágil.
Em casos mais graves, a cirurgia resolve os problemas de retração. O especialista pode recobrir a área com resina ou fazer o reposicionamento gengival com uma cirurgia associada ou não a um enxerto. Entretanto, o melhor tratamento seria a prevenção, escovando corretamente os dentes com uma escova macia, passando o fio dental com frequência e consultando o dentista regularmente.
Fontes: Cristiane Rodrigues Rosa, cirurgiã-dentista membro da SucessOdonto Prime; Carolina de Moura Prata e Giuliana Ness, dentistas da Clínica Megamed.
Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.