Alongar antes do treino prejudica a performance?
A cena é clássica: a pessoa chega na academia e, antes de malhar, faz uma série de alongamentos. É indiscutível que esses exercícios são importantes para aumentar a flexibilidade e manter funcionalidades do corpo, como a boa mobilidade. Mas você já parou para pensar que esticar os músculos pode reduzir a força deles e prejudicar seu desempenho na atividade física? Sim, é verdade.
Por que alongar prejudica a performance?
O alongamento estático --aquele em você se mantém parado em uma posição durante alguns segundos, extendendo um grupo muscular -- atua negativamente na rigidez musculotendínea e no reflexo neuromuscular. Uma revisão de mais de cem estudos publicada no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports confirma que isso diminui a força e a potência muscular. Outro trabalho científico mostrou que, após alongar, os atletas tiveram uma maior percepção de esforço no treino (sentiram que exercício ficou mais difícil), em comparação a quando não alongaram.
VEJA TAMBÉM:
- É melhor se alongar antes de treinar? Atletas fizeram teste para descobrir
- Marcio Lui mostra treino para ter barriga de Galisteu
- Em busca de um treino em grupo? Veja como encontrar a modalidade
O que fazer antes do treino?
Ao iniciar uma atividade física, mais importante do que alongar é realizar um bom aquecimento. O aquecimento provoca diversas mudanças no organismo, como o aumento na temperatura muscular e maior recrutamento neuromuscular. "Esses fatores são preponderantes para a melhora na performance e a diminuição na ocorrência de lesões”, afirma Gentil.
Na musculação, uma maneira de preparar o corpo para o treino é movimentar por algum tempo as articulações que serão envolvidas no exercício --ou até mesmo executar uma série dele sem ou com pouca carga. Em esportes como corrida e ciclismo basta realizar a atividade em ritmo bem leve por 10 a 20 minutos.
Alongar antes do exercício traz algum benefício?
"A ciência não comprova que alongar reduz o risco de lesão ou diminui dores muscular. O que ela mostra é que esse tipo de exercício no pré-treino ou prejudica o desempenho ou não o melhora em nada”, diz Danilo Balu, formado em esporte e nutrição pela Universidade de São Paulo (USP).
Você deve estar se perguntando: "Então, por qual razão vejo tanta gente alongando antes da atividade física?". Como sabemos, o principal objetivo de grande parte das pessoas que treina em academias e parques é a saúde, não a performance. Para elas, que passam oito, nove horas na cadeira, tudo bem abrir mão de um pouco de desempenho ao alongar e garantir uma melhor flexibilidade e mobilidade. Até porque, se não alongarem ali, logo que chegam à academia, dificilmente farão isso em outro lugar.
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • Youtube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.