Geraldo Luís é diagnosticado com caxumba; veja sintomas da doença
Diagnosticado com caxumba, o apresentador Geraldo Luís usou sua conta no Instagram para tranquilizar os fãs e falar um pouco sobre sua recuperação. "Repouso absoluto por causa da caxumba. Muita dor pelo corpo e ainda muito inchado no rosto", afirmou.
A doença, altamente contagiosa, é transmitida pelo vírus Paramyxovirus quando o indivíduo infectado dissemina a doença por meio da saliva, espirro ou tosse.
Veja também:
- O crush está muito nervoso? Estresse do parceiro pode afetar seu cérebro
- #SemFrescura: bocejo é contagioso? Veja o que a ciência diz
Os sintomas característicos são febre alta, inchaço no rosto, aumento das glândulas salivares próximas ao ouvido, além de dificuldade de salivar.
A recomendação dos especialistas é, assim que notar os sintomas, buscar um médico para evitar complicações mais graves, já que, se não tratada corretamente, a caxumba pode causar meningite e surdez.
A doença também pode provocar a orquite, inflamação dolorosa nos testículos, ou a ooforite nos ovários, com riscos de causar esterilidade em ambos os sexos.
Ralcyon Teixeira, médico infectologista do Emílio Ribas, explica que o perigo de transmissão é mais comum quando as pessoas ficam aglomeradas, como no inverno, já que os ambientes ficam mais fechados.
O tratamento é feito com analgésicos, anti-inflamatórios e repouso. A vacina contra caxumba é parte da tríplice viral (que imuniza caxumba, sarampo e rubéola) e está disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde).
Além da imunização pela vacina, o médico também recomenda cobrir a boca ao tossir e espirrar, além de ficar em locais mais arejado para evitar o contágio da doença.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.