Doenças do coração x IMC: existe um peso ideal que reduz riscos de infarto?
Não é novidade que estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares como parada cardíaca, derrame, pressão alta e arritmia. Mas será que existe uma faixa de peso considerada “segura” quando o assunto é evitar esses problemas no coração?
De acordo com um estudo publicado no periódico European Heart Journal na sexta-feira (16), pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 22 e 23 têm menos risco de desenvolver doenças do tipo. Para chegarem a essa conclusão, os cientistas coletaram dados de quase 300 mil homens e mulheres saudáveis e com idades entre 40 e 69 anos. Por cinco anos, os pesquisadores mediram o IMC, a circunferência abdominal e a porcentagem de gordura corporal, entre outras informações.
Veja também:
- Fazer exercícios reduz mortalidade de pessoas com doença cardíaca
- Cortar carboidrato ou gordura? Para perder peso, é só comer melhor
- Salmão, alho, azeite: o que você deve comer para a saúde do coração
Após o período de análise, os autores do estudo descobriram que os voluntários que tinham um IMC 18,5 ou menos tinham mais chances de terem alguma doença cardiovascular --mas essa associação quase desapareceu em pessoas que não fumavam. O risco mais baixo foi encontrado em pessoas com IMC entre 22 e 23. Em IMCs maiores que esses números, o risco dessas doenças aumentava na mesma proporção.
“Se você for saudável, pode baixar suas chances de ter doenças cardiovasculares ao se manter magro com base nas métricas do IMC”, disse Stamatina Iliodromiti, autora do estudo e professora de ginecologia e obstetrícia na Universidade de Glasgow, no Reino Unido. Segundo ela, não há evidências de que peso extra ou gordura são fatores protetores em pessoas que já têm a doença. Portanto, melhor ficar de olho na balança.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.