Obesos ativos possuem 38% menos chances de desenvolverem problemas de saúde
Pessoas com excesso de peso, mas consideradas saudáveis após exames, tiveram um risco 38% menor do que as não saudáveis de morrer por qualquer causa, revelaram duas pesquisas recentes feitas pela Revista Europeia do Coração. Eles também têm menos chance de desenvolverem problemas como diabetes, pressão alta e problemas cardiovasculares.
No primeiro estudo, o desempenho dos participantes que estavam acima do peso, mas mantinham bons hábitos e se exercitavam foi, ao longo do tempo, similar ao dos magros saudáveis.
Veja também:
- Queime gordura com um treino de 15 minutos da escada
- Alongar antes do treino prejudica a performance?
- Treinar em jejum ajuda a queimar gordura?
O outro trabalho, porém, analisou a mortalidade de 64 mil suecos com problemas cardíacos (como angina e infarto) submetidos a um exame de imagem para determinar a saúde de suas artérias coronárias.
Os resultados mostraram que os pacientes que estavam muito magros ou com obesidade mórbida corriam mais risco de morrer em relação aos intermediários, com sobrepeso ou obesidade moderada.
Os dados apontam que o melhor condicionamento físico das pessoas saudáveis com obesidade foi responsável pelo menor risco de morte. Isso acontece porque o exercício tem ação no metabolismo da coagulação sanguínea e ajuda a dilatação dos vasos, melhorando a resistência à insulina.
Mas, atenção: não existem evidências de que peso extra ou gordura são fatores protetores em pessoas que já têm doenças cardiovasculares, pressão alta e arritmia. Portanto, melhor ficar de olho na balança. E fazer exercícios físicos!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.