Mulheres hipertensas correm maior risco de sofrer aborto espontâneo
As mulheres que já apresentam pressão alta antes de engravidar sofrem maior risco de sofrerem aborto, de acordo com um estudo publicado no periódico científico Hypertension. Para chegarem à conclusão, os pesquisadores analisaram dados de 1.228 mulheres que estavam tentando engravidar novamente, após perderem um bebê.
Do total, 797 conseguiram engravidar e dar à luz. No entanto, 188 (ou quase ¼) passaram por um novo aborto. Depois de levarem em conta fatores como fumar, índice de massa corporal, estado civil, nível de educação e outros fatores, os pesquisadores descobriram que para 10 pontos na pressão arterial diastólica pré-gravidez --o número mais baixo na leitura da pressão arterial-- houve um aumento de 17% no risco de perda do bebê.
Leia também:
- O que comer para uma gravidez saudável?
- Estudo relaciona aborto com radiação de celular
- Tomar ácido fólico ajuda a engravidar?
Existem muitas razões para o aborto espontâneo e, muitas vezes, a causa é desconhecida. Mas a inflamação e o comprometimento dos vasos sanguíneos, característicos da hipertensão, também são conhecidos pela interrupção da gestação.
"Nosso estudo é observacional e não pode ser usado para mostrar causa e efeito", observou a principal autora do estudo, Carrie J. Nobles, epidemiologista do National Institutes of Health, nos Estados Unidos.
Ainda assim, ela ressaltou que, além de seus efeitos potenciais sobre a gravidez, a pressão alta pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. "Manter uma boa pressão arterial é importante mesmo além da saúde reprodutiva", diz ela. Portanto, cuidar da sua pressão arterial só trará benefícios para a saúde.
A alimentação é parte importante deste controle. Veja quais alimentos incluir na dieta para baixar a sua pressão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.