Ter tatuagem ajuda a fortalecer o sistema imunológico, diz estudo
Se você é do tipo de pessoa que ama tatuagem, um estudo da Universidade do Alabama (EUA) te dá um novo motivo para riscar a pele com novos desenhos. Os pesquisadores descobriram que nosso corpo enfrenta melhor infecções a cada nova arte feita.
Isso porque causa uma significava uma melhora das respostas imunológicas, o que deixa nosso organismo, como um todo, menos sujeito a novas infecções e doenças. Mas, atenção: só é válido para quem tem mais de uma tatuagem pelo corpo.
Veja também:
- Como a tatuagem pode afetar a sua transpiração
- Médicos pensaram em câncer, mas era resquício de tatuagem
- Bactérias da nossa pele podem ser úteis na prevenção do câncer
A lógica do estudo é parecida com a que acontece quando ficamos com a garganta inflamada, por exemplo. Na primeira crise, nosso corpo não está acostumado com o ataque e nos sentimos enfraquecidos. Mas quando isso acontece novamente, a resistência interna para lutar contra a doença aumenta.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam um grupo de voluntários (24 mulheres e 5 homens) durante uma sessão com o tatuador. Eles, então, analisaram a quantidade de um anticorpo chamado imonuglobina A e do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, na amostra de sangue.
Percebeu-se que os níveis da imunoglobulina caem menos a cada nova tatuagem, ou seja, a proteção do corpo se fortalece cada vez. "Nossos dados sugerem que o corpo habitua ao longo do tempo ao estressor da tatuagem", escreveram os autores.
Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.