Fazer trabalho voluntário 2 horas por semana reduz a solidão em viúvos
A solidão, maior temor dos brasileiros na terceira idade, tem grandes riscos para a saúde, como doenças cardíacas, artrite, diabetes tipo 2, depressão e até Alzheimer. Com a idade, perder entes queridos, como o cônjuge, se torna cada vez mais comum, facilitando a tendência de isolamento. Um novo estudo, no entanto, encontrou uma maneira de reduzir a solidão em viúvos: ajudar os outros.
De acordo com a pesquisa, publicada no periódico The Journals of Gerontology, Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, 100 horas por ano, ou cerca de duas horas por semana, de trabalho voluntário reduz a solidão em viúvos a ponto de a pessoa voltar a ser o que era antes de perder o cônjuge.
Leia também:
- Segredo para manter a memória na velhice é ter amigos
- A influência da solidão na saúde dos idosos
- Solidão é um dos maiores medos e questões da velhice; como lidar?
Os pesquisadores analisaram dados de 5.882 adultos casados, com idades acima de 51 anos. Os voluntários foram observados entre 2006 e 2014. Durante esse período, os cientistas determinaram a relação entre solidão e ficar viúvo e se a solidão de perder um cônjuge foi reduzida pelo voluntariado. Os participantes podiam escolher entre três categorias: uma a 99 horas por ano, 100 a 199 horas por ano e 200 ou mais horas por ano.
O estudo descobriu que a solidão era significativamente maior naqueles que ficam viúvos em comparação àqueles que permanecem casados. No entanto, começar a voluntariar duas ou mais horas por semana resultou na diminuição da solidão, deixando os viúvos com níveis de isolamento semelhantes aos de indivíduos que continuaram casados.
"O voluntariado só importa para a solidão das pessoas quando elas experimentam a perda da integração social que resulta da viuvez", diz Ben Lennox Kail, co-autor do estudo e professor assistente de sociologia na Universidade Estadual da Geórgia, nos Estados Unidos. "Quando você experimenta a solidão que é por causa de algum tipo de perda, mesmo se você estiver bem integrado, essa perda é significativa para você. Neste caso, o que você precisa fazer é começar algo novo. A nova integração social pode compensar a perda."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.