Pessoas com diabetes tipo 2 deveriam tomar o café da manhã mais cedo
O diabetes tipo 2 é praticamente uma doença irmã da obesidade. Isso porque o excesso de peso diminui a capacidade do corpo de utilizar a insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue, tornando esse grupo de pessoas mais suscetível a esse tipo de diabetes. Tanto é que, na maioria dos casos, a doença pode ser curada com um tratamento para controle de peso. No entanto, além da dieta e do sedentarismo, outros hábitos podem dificultar o combate do sobrepeso e da obesidade em pessoas com a doença. De acordo com um novo estudo publicado no periódico Diabetic Medicine, tomar café muito tarde também aumenta esse risco.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram 210 indivíduos com diabetes tipo 2. A preferência pela manhã ou pela noite foi avaliada por meio de um questionário. Além disso, os participantes ainda foram entrevistados sobre o horário das refeições e a ingestão calórica diária foi determinada por meio de diários alimentares. O peso e o IMC (Índice de Massa Corporal) também foram medidos, assim como a duração e a qualidade do sono.
Veja também:
- Há um novo diabetes e ele está sendo erroneamente diagnosticado como tipo 2
- Diabetes tem cura? Confira 8 perguntas e respostas sobre a doença
- Diabetes tipo 2 pode ser tratado apenas com a alimentação?
Nos resultados, a duração média do sono foi de 5,5 horas por noite. Em média, os participantes consumiram 1.103 kcal por dia e o IMC foi em torno de 28,4 kg/cm² —um sobrepeso considerável. Dos participantes, 97 tinham preferência pela noite e 113 tinham preferência pela manhã. Os participantes com preferência matinal tomavam café da manhã entre 7h e 8h30, enquanto os com preferência noturna tomavam café entre 7h30 e 9h.
Ao analisarem os dados, os pesquisadores descobriram que ter mais preferência pela noite estava associado a um maior IMC. "A hora do café da manhã tardia é um novo fator de risco associado a um maior IMC entre pessoas com diabetes tipo 2", disse Sirimon Reutrakul, autor do estudo e professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.
No entanto, os cientistas não investigaram se tomar café da manhã mais cedo ajudaria no peso corporal dessa população. Reutrakul especula que, como a refeição tardia desregula o horário das refeições posteriores e desalinha o relógio biológico interno, isso pode levar à desregulação do metabolismo energético, favorecendo o ganho de peso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.