Treino HIIT melhora energia e autoestima de quem teve câncer testicular
O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) reduz o cansaço e melhora a autoestima de sobreviventes de câncer no testículo, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Cancer. A doença no testículo é rara, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), e corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens.
Pesquisadores convidaram 63 sobreviventes de câncer testicular para participar de um programa de exercícios durante 12 semanas. No treino era preciso repetir séries onde o voluntário corria em uma esteira com inclinação por dois minutos e depois andava em um ritmo mais lento por outros dois minutos.
Veja também:
- Masturbar-se todo dia evita câncer de próstata?
- Como prevenir câncer de próstata? 8 perguntas e respostas
- Novo tratamento usa ultrassom para combater câncer de próstata
Os homens relataram melhorias significativas nos níveis de energia e autoestima em comparação com aqueles que receberam apenas os cuidados habituais de acompanhamento após a cura. Aqueles que treinaram também se sentiram menos cansados e com mais vitalidade três meses depois.
Os resultados são otimistas, uma vez que pacientes com câncer testicular sofrem fadiga relacionada ao tratamento.
"Este pequeno estudo mostra que os homens que tiveram o maior aumento de condicionamento físico obtiveram os maiores benefícios. Isso indica que exercícios de alta intensidade aumentam a aptidão física e tem maior impacto do que uma atividade moderada”, completou o professor responsável pela pesquisa, Kerry Courneya, da Universidade de Alberta, Canadá.
A empolgação dos médicos se dá, em parte, porque o treino é simples e seria fácil de ser proposto aos pacientes com a promessa de melhora. “Dois minutos correndo, dois minutos caminhando: muito simples e pode ser direcionado para homens que não estão em forma e sofrem com o cansaço”, disse Courneya.
O cansaço pode ser muito debilitante para os pacientes, então é ótimo que formas simples e específicas de ajudar no combate estejam sendo exploradas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.