Como tratar a diarreia com a alimentação? Coma maçã e purê de batata
Bastou comer algo diferente para bater aquela vontade de correr para o banheiro? Provavelmente você foi pego pela diarreia aguda, causada por algum vírus, bactéria ou intoxicação alimentar. Isso gera aumento no movimento intestinal (o que explica as incontáveis idas ao toalete), além da perda da consistência das fezes. Em geral, o problema dura de dois a cinco dias, se resolvendo sem necessidade de medicamento.
Mas é bom saber que certos alimentos podem piorar os sintomas, enquanto outras comidas ajudam a minimizar o desconforto e evitar complicações —como a desidratação. Com a ajuda de Claudio Barsanti, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SP), Vera Lucia Sdepanian, presidente do Departamento de Gastroenterologia da mesma sociedade, além de Sandra Lúcia Fernandes, médica nutróloga da ABRAN, mostramos o que você deve comer e o que evitar quando está com diarreia.
Coloque no cardápio
Água
Priorize o aumento do consumo de água na tentativa de compensar o excesso de perda dela pelo intestino. Esse cuidado com a hidratação deve ser redobrado no caso de crianças e idosos. Caso a pessoa esteja com a boca seca e urina muito escura, é hora de entrar com o soro caseiro: 1 colher (café) de sal + 1 colher (sopa) bem cheia de açúcar para cada litro de água.
Banana
Contém carboidratos facilmente digeríveis, que agem de forma suave no intestino. A fruta também é cheia de potássio, um eletrólito que muitas vezes perdemos durante a crise de diarreia. Além disso, bananas têm pectina, que ajudam a absorver o líquido no intestino e permitem que as fezes se movam de forma mais suave.
Arroz
O objetivo durante uma crise é ingerir alimentos que sejam brandos e pobres em fibras, ambas qualidades do arroz branco puro. Apesar de ser sem graça quando consumido sozinho, ele é facilmente digerido e também tem o efeito de conseguir deixar as fezes menos pastosas.
Batata amassada
Esqueça a manteiga e o leite da tradicional receita do purê, pois eles não são bons ingredientes quando você está lutando contra uma diarreia. O melhor é ferver o tubérculo e depois esmagá-lo com a ajuda do garfo, acrescentando apenas um pouco de sal. As batatas são ricas em potássio, além de serem facilmente digeridas.
Iogurte
Uma revisão descobriu que alimentos com probióticos podem encurtar a duração de um surto de diarreia. Eles funcionariam liberando substâncias químicas que quebram as toxinas prejudiciais produzidas por bactérias nocivas causadoras do problema. Consuma o sem lactose e com a presença de lactobacilos.
Leia também:
- Massa que não engorda? Conheça segredo de Marina Ruy Barbosa
- Multigrãos, sem glúten ou integral? Saiba qual é o melhor tipo de pão
- Este gadget promete revelar se sua comida é mesmo "glúten free"
Tire do cardápio
Refrigerante
O xarope de milho rico em frutose, normalmente usado no lugar do açúcar em alimentos nesse tipo de bebida, pode representar um problema se você tiver diarreia. De acordo com um estudo publicado na edição de junho de 2017 da Healthcare, grandes quantidades do produto podem sobrecarregar o sistema digestivo e levar a gases, inchaço ou diarreia. E o que você mais quer é terminar logo com isso.
Adoçantes artificiais
Acredita-se que têm um efeito laxante no sistema digestivo. Assim, é melhor passar longe de doces e chicletes sem açúcar, ou outros produtos dietéticos. De acordo com o boletim de Harvard Medical School, o consumo de itens do tipo faz com que o intestino elimine mais água e eletrólitos, o que pode afrouxar os movimentos intestinais, levando a diarreia.
Leite e queijos
Mesmo que a diarreia não seja causada por intolerância à lactose --que é a dificuldade no processamento a esse tipo de açúcar encontrado em produtos lácteos -- é melhor ficar longe desses alimentos quando estiver ruim, pois você pode estar temporariamente sensível a produtos do tipo. O iogurte sem lactose e rico em probióticos é o único indicado para consumo em caso de diarreia.
Álcool
Quando tem diarreia, você precisa evitar alimentos e bebidas que geram a perda de líquidos. E esse tipo de produto age exatamente como um diurético, desidratando o corpo.
Alimentos picantes
Ingredientes picantes, como as pimentas, podem irritar ainda mais o já sensível sistema digestivo. Coma coisas mais leves.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.